sábado, 20 de agosto de 2011

BATIZANDO STELA NOS PEDAIS BAIANAS.



BATIZANDO STELA NOS  PEDAIS BAIANOS.


Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Folhadoreconcavo.com.br
TV rua
valcibarretoadv@yahoo.com.br



Hoje, 20 de agosto de 2011, saí de casa às 6.45, pedalando sozinho. Às 07 horas estava em frente ao Sebo Praia dos Livros e segui empurrando a bicicleta para visitar a feirinha de produtos orgânicos ,  na Ladeira da Barra , que acontece aos sábados  no Edfo. Irará, primeiro prédio à esquerda de quem sobe a Ladeira da Barra.Voltei para casa para combinar, pelo Face,  uma possível pedalada com Stela , moradora da Sabino Silva, mais ou menos combinada ontem.   De acordo com os padrões Jabutis, no horário combinado, sem atrasar um minuto sequer, estava ela na minha portaria para enfrentar, pela primeira vez,  as ruas. Logo que a vi, não tive duvidas: corpo de quem gosta de correr, malhar, caminhar e de quem vai , realmente ,  pedalar. Na pracinha ao lado da Creperia Mariposa  fiz o "teste"  que, em dois ou tres  minutos, me deixou certo de que era só seguir: a moça sabia pedalar ;  e bem.  A forma como montou na bike já me disse tudo. Disse-lhe que ela estava "aprovada" e prontinha para  enfrentar as ruas da nossa Capital. Por enquanto, sozinha ainda não. Acompanhada, sim. Seguimos pela Sabino Silva, visitamos Marcelo Bike , continuando pela Afonso Celso,  onde   encontramos a Juíza Rita Nunes Magalhães que festejou: “foi Deus quem mandou vocês aqui. Procuro por alguém para ensinar minha filha a pedalar. Irá para a Europa e não quer chegar lá sem saber andar em bicicleta"  Garantimos à doutora que o professor Lázaro fará bem melhor do que nós. A  informação da existência de um professor de bike em nosso meio fez a festa da doutora.  Muito religiosa, não se conteve : “Deus atendeu às minhas preces, vou orar por voces!” , enquanto lhe garantiamos que sua filha , Bartira,  já chegará à Europa pedalando!

Agora é com você, meu caro professor Lazaro!

Prometemos fazer a nossa parte, de  orientar a aquisição da bicicleta, torcendo para ser mais uma pessoa conquistada para nossa “tribo”.
Após as despedidas, seguimos pela orla até o SEBO PRAIA DOS LIVROS para apresentá-lo a  STELA, apaixonada que é por literatura.

Subimos a Ladeira da Barra empurrando as bicicletas montando naturalmente no topo da ladeira e fomos seguindo: Corredor da Vitória, Campo Grande e Avenida Sete de Setembro. Da Piedade seguimos para o Largo Dois de Julho para uma visita à oficina ERVACICLO, do nosso amigo Eraldo, que tem passeio noturno, às 21 horas e  onde conhecemos a artista plástica JAMILE, que tem atelier naquele Largo. Dotada de uma capacidade de se comunicar invejável, afirmou que usa a bicicleta como meio de transporte e a convidamos para nossos pedais.

Digimo-nos  pela Avenida Sete e, sem qualquer programação, formos parar no Terreiro de Jesus, Pelourinho, para tomarmos um sorvete na LAPORTE a qual  serve um dos melhores sorvetes de Salvador, ao lado da Igreja do São Francisco. Deliciada com os sabores, afirmou STELA que era uma pena não ter aquela sorveteria serviço DELIVERY. Na mesma sorveteria estava um grupo de artistas mexicanos que se apresentarão este mês na Aliança Francesa e em seguida em Amesterdam. Simpáticos, gravaram , para a nossa TV Rua, convite para o espetáculo da Aliança Francesa . 

Deixamos a sorveteria sob um chuvisco  que nos acompanhou  do Pelourinho até a Graça, mas sem incomodar a  desenvoltura de Stela que demonstrou já estar toda pronta para pedalar, até mesmo na chuva, em grupos como Meninas ao Vento, Jabutis Vagarosos e que,  com mais um ou dois passeios como o de hoje, estará prontinha para grupos como  ERVA CICLO , Farol Light , Mural de Aventuras , Jarraw, Itapagipe é do Pedal, Narandiba, Amigos de Bike e assemalhados  que fazem passeios mais longos e mais rápidos.


Tem nos chamado a atenção a mudança de comportamento de um elevado número de motoristas , especialmente na região da Barra, Vitoria, Graça, Avenida Sete . Raramente passa um buzinando agressivamente. Ao contrário, senti um grande respeito hoje. Mesmo com o Corredor da Vitória com transito intenso, não ouvimos uma buzina, exceto aquelas leves de advertencia, sempre bem vindas.  Retornando pela Graça descendo pela Manoel Barreto, me senti pedalando em Paris tamanho o respeito que observei dos motoristas de um modo geral. Na Barra até os ônibus comportaram-se, o que não é comum, com muito cuidado ao nos ultrapassar. Confesso que me senti muito feliz e certo de que as campanhas educativas voltadas para as bicicletas tem a ver com isto.


Fiz questão de fazer este registro, até mesmo para continuarmos desenvolvendo nossas campanhas e colhemos bem melhores frutos.

Voltando a Stela,  estou convencido de que , com um bom treino poderá ela competir  porque, porte,  jeito, sensibilidade, juventude, firmeza ao pedalar, tudo nela é de atleta.

Parabéns STELA. Foi um grande prazer te conhecer e fazer este pedal. Se quiser continuar, enquanto não estiver firme para andar sozinha nas ruas, companhia nunca lhe faltará.

PARÁBENS, MESMO! E MUITO OBRIGADO por ter-me proporcionado mais um feliz pedal  vivido nas ruas da nossa Cidade.

---------------


Para quem quiser aprender a andar de bicicleta com Lazaro, ai estão seus fones: 88225639 32463643

Um comentário:

rita de cássia magalhães disse...

Querido Valci:

É sempre um prazer encontrá-lo, porque você é realmente uma pessoa iluminada, preocupado fazer o bem, preocupado com a natureza, com a preservação de valores que, infelizmente, estão se perdendo, dentre eles, a solidariedade.
Olha, adorei a referência ao meu nome e ao nosso abençoado encontro. Tenho certeza que Bartira irá adorar aprender a andar de bike e depois se associar a vocês pedalando pela nossa linda cidade.
Quero também frequentar a Livraria a que você se referiu. Você sabe de algum sarau literário? Poderíamos discutir as obras, pelo menos uma vez por mês. Gostou da idéia?
Grande abraço
Rita Magalhães