segunda-feira, 14 de julho de 2008

JABUTIS NOS DIAS NUBLADOS DA BAHIA( 13.07.2008)

Valci Barreto
colaboradorr do muraldebugarin.com
editor do bikebook.blogspot.com
colaborador da folha do reconcavo

Apesar dos chuviscos, eu e Rose nos dirigimos para a região do Comércio, conforme programado. Nos dias de domingos e feriados, como se sabe, aquelas ruas ficam desertas. Para quem gosta de "jabutizar" , é um ouro: ruas e becos livres para a pedalada.
Neste último domingo acontecia uma corrida rústica. Apesar de várias pessoas terem prometido participar do Jabutis de hoje, apenas eu e Rose estávamos presentes.
Rose tem problemas de sinusite, o que determina um cuidado para não tomar chuva. Mesmo assim, decidimos seguir, parando e seguindo ,conforme chuviscava ou não. Leves estes, seguimos pela Centenário. No viaduto, antes do túnel, pegamos a pista em direção à Ladeira do Contorno e alcaçamos o Elevador Lacerda. Ficamos ciculando por um bom tempo, parando aqui, ali, conversando com vendedores de caldo de cana, mingau, milho assado e assistimos algumas passagens dos corredores. As ruas eram todas nossas. Rose vibrava com o seu primeiro passeio por aquela região. Projetamos muitos outros, inclusive para a ilha de Itaparica, Nazaré das Farinhas, Município da Barra, onde ela nasceu, enfim: pedais, pedais, pedais. Conversa , conversa, conversa.
Paramos na Rampa do Mercado para fotos. Aqui, um casal, apaixonado por pescaria, aguardavam o tempo melhorar para pescarem no quebra mar .Abordamos-os para que nos falassem sobre suas paixões pela pesca e como faziam . Disseram-nos que alugam um barco simples , de barqueiros dali da Rampa que os levam pela manhã para o muro do “quebra mar”. Ficam lá até as 16 horas , quando o barco os apanha de volta. Fazem isto há anos.Quando minha filha Mariana era pequena, levei-a para uma pescaria desta. Até hoje ela se recorda como uma boa lembrança. Não sou muito de pescaria. Prefiro as bicicletas. Porém, mesmo para quem não se apaixonou por pescaria, deve, mesmo no sacrifício, ensinar aos filhos, crianças, netos, amigos, sobrinhos, que estas coisas existem, estão disponíveis e são muito divertidas; apaixonates, até, para muitos. São ótimas experiências para a vida.
Estivemos no Plano Gonçalves para saber a respeito da evolução do acesso para bicicletas. Estava fechado. Aos domingos não abre. Foi o que nos informou um atencioso e educado segurança que ali trabalha e que nada sabia a respeito das nossas reivindicações. Afirma que também pedala. Convidamos-o para participar dos nossos grupos de pedais , deixando com ele os nossos sites para visita.

Após a pedadala do Comércio, iniciamos a subida da Contorno. Iríamos em direção à Sirizada do Amigos do Tony. Entramos na Marina da Contorno: Rose queria comer um crepe em um novo bar ali instalado, nas proximidades do Soho. Foi que fizemos. Muito gostoso, o marzão de um lado, o velho casario do outro, beleza por todo o canto. Recomendamos o loca porque ótimo para um bom bate papo, namorar, jogar conversa fora , happy hour e os endinheirados baianos embarcar e desembarcar em suas belas lanchas , que ali estavam com jeito de "esperando o verão". Degustado o crepe, depois de muita conversa e projetos de futuros pedais, iniciamos a subida da Contorno.
O tempo ainda nublado, dava um encanto especial, diferente dos dias de verão. Nem por isto de menor beleza. Após o crepe, subida da Contorno até o acesso para a Graça;descemos a Princesa Isabel, até o Farol da Barra. Um vento muito forte e uma boa movimentação de turistas que o visitavam. Conversamos com alguns e os convidamos para conhecer, no pedal, a nossa Salvador.
O pessoal da Rua de Lazer já recolhia, antecipadamente, os seus equipamentos.
Seguimos em direção à Cabana da Jane. Sucede que, no Rio Vermelho, a ameaça de um chuvisco e o vento muito forte inibiu Rose, por conta da sua sinusite. Desistimos, então, de irmos para a Cabana, apesar da vontade.
Ficamos, então ,dando voltas pelo Rio Vermelho, região dos hotéis, Mercado do Peixe, no Rio Vermelho e retornamos para nossas casas.Apesar de não termos ido à Cabana da Jane, de não aparecer no Jabutis as pessoas que espeávamos, fizemos um belo, emocionante e proveitoso pedal, com mais descobertas e surpresas. As fotos casal, do barqueiro, e dos locais por onde passamos vão estar no muraldebugarin.com , em galeria de fotos.
Ainda não tive notícias da Sirizada. Porém, como haveria siri, bicicleta e amigosdoTony, temos a certeza da alegria, da festa que este grupo sabe fazer tão bem.
Sei que vamos estar desculpados.

Milhares de fotos das matérias deste blog são publicadas no muraldebugarin.com, blog pioneiro na divulgação de passeios ciclísticos na Bahia, editado por Alberto bugarin.