sexta-feira, 29 de agosto de 2008

WWW.BIKEBOOK.COM.BR-PEDAL DAS FRALDAS

PEDAL DAS FRALDAS E DA LIBERTAÇAO.


— valci barreto
editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com


Caros Ciclistas baianos:

COMO EU NAO SEI DESENHAR, "DESENHEM " na cabeça de voces: SEU E DE TODOS OS CICLISTAS:

Formem seus grupos de cinco, dez , de mais ou de menos pessoas e saiam pedalando em filas indianas pelas ruas da nossa cidade. Pode ser de cinco ou de cinco milhões de ciclistas. Podem ser todos juntos ou em grupos separadas.

Agruegem-se a pessoas com as quais voce tenha afinidade de ritimo, gosto, forma de ver e de viver. Aprendam e ensinem a civilidade e segurança no pedal. Eduquem e sejam educados com o carro, pedestres e ciclistas.

Saiam de qualquer lugar, de qualquer canto da cidade e pedale. Vá ganhando as ruas, sem precisar esperar que um grande grupo se forme. Fá formando o seu, de acordo com seu jeito, gosto e economia. Não tenha vergonha da sua camisa e da sua bicicleta barata.Quem faz ela feia é sua falta de orgulho , de carinho com o que é seu, com o que voce pode ter e pagar. Curta seu pedal, sua rua, sua cidade, SAINDO DE TODOS OS CANTOS E EM TODAS AS DIREÇÕES, OCUPANDO AS RUAS, QUE POR DIREITO é TAMBÉM DAS BICICLETAS. Agregue-se a outros grupos. Mas escolha as pessoas que lhe respeitem , que respeitem seu jeito , sua bicicleta, sua forma de ser. E, se não está treinado, não se junte a quem pedala forte porque aí, um vai atrapalhar o outro. Conheça todos os grupos e forme o seu.

Precisamos de sua ajuda para que o PEDAL DAS FRALDAS , SEJA O INICIO DESTA NOVA EXPERIENCIA.

EXPLICANDO:

Os ciclistas estão viciados em só pedalar quando alguém chama , quando há um grande evento, tipo asbeb/asbb e outros: ficam lá uma , duas horas, esperando sair, aguardando toda uma estrutura:
Carro de som, batedores, policia, camisetas , carimbos e protocolos.

Nada contra os grandes eventos. Muito pelo contrário. Eles são muito importantes e tem ajudado , com sua experiencia a formar grandes e numeros grupos de pedais. É, também, muito importante para as pessoas saberem das coisas do mundo do pedal baiano.

Mas vamos estimular: criação de pequenos grupos tipo Lebres, Naturabikeação, jabutis, Piratas de Bike, Amigos de Tony, Suba Ai ,Pedalada da Noite, Pedal da Familia, PEDAIS DA ESTRADA e tantos outros. Para pedalar, não há misterios. Basta um pouco de treino. Milhares de pessoas já estão pedalando por aí, até sozinhos, com segurança.

O sentido é ocupar as ruas com bicicletas. Tentar educar em todos os sentidos, inclusive fazer chegar até os motoristas de carro, que bicicleta tem o mesmo direito de usar as ruas que são usadas para os carros. Que não há pista exclusiva para carros.

Que não devemos aguardar construção de ciclovias para poder pedalar. Temos que ocupar as ruas: com civilidade, respeito, dignidade, sem barulhos , corridas ou correrias.

Imagine centenas de pequenos grupos, saindo de todos cantos da cidade para pedalar por ai, com os cuidados, atenções , respeito, civildiade, que deve prevalecer em qualquer lugar.

Vamos todos, já desta forma , realizar o

PEDAL DAS FRALDAS, DO JEITO QUE ESTÁ POSTADO NO MURALDEBUGARIN.COM E NO BIKEBOOK.com.bro.


VARIOS GRUPOS CICULANDO POR TODA A BAHIA. ESTE VAI SER DAS FRALDAS . Mas também um símbolo, um marco de uma nova história de ciclismo baiano em direção ao uso da bicicleta como meio de transporte, que é nosso objetivo maior, por tudo que já conversamos e escrevemos.

VAMOS AVANÇAR PARA NÃO HAVER DESTINO NEM CONCENTRAÇÃO em um só local. Vamos estimular os grandes mais também os de apenas ,tres, quadro cinco pessoas, que podem ser reunidas em qualquer hora e local para se dirigir para onde se sentir seguro; e nas direções que mais alegrar a cada grupo. Há quem prefira a orla, outros os centros e as periferias de Salvador. Em todo canto da nossa Bahia vale a pena pedalar.

VOCE, Leitor, ITANA, OS ARTISTAS DA BIKE E DAS COMUNICAÇOES . Vamos , quem estiver de acordo, propagar esta idéia com cartazes, panfletagens, desenhos, comunicações visuais, vamos nos educar e educar para o transito.

Estou publicando aqui a mensagem, para que outros também possam, se puderem e desejarem, colaborar com os movimentos cicloativistas.

Está na hora de não ficarmos limitados a passeios dos grandes grupos: todos são grandes, ainda que de apenas duas pessoas pedalando por aí.

O pedal das Fraldas será, TAMBÉM, A PREPARAÇAO PARA O DIA MUNDIAL SEM CARRO, EM SETEMBRO: sem lider, sem comando, sem destino, mas sem carro. Ou com destino. MAS VARIOS DESTINOS, TRAÇADOS POR CADA GRUPO OU PESSOA.
Leia na internet a proposta do que é o DIA SEM CARRO. FAÇA O SEU E SAIA POR AI, COM ORGULHO DE SEU PEDAL, DE SEU GRUPO, DA SUA PESSOA E DA SUA BICICLETA.

EM NOSSO MOVIMENTO, AS PESSOAS SÃO IMPORTANTES, MAS O PEDALAR TAMBÉM. PEDALE, PEDALE; EM QUALQUER GRUPO. SE NÃO ACHAR NENHUM QUE LHE AGRADE, FORME O SEU E SAIA POR AI.

TREINE ANTES, POREM, UM POUCO QUE SEJA, COM OS JÁ EXISTENTES.

e lembre-se,

SE TEM PEDAL, TÁ NO MURAL

Nenhum comentário: