quarta-feira, 27 de agosto de 2008

JABUTIS, NO CORPUS CRISTIE DE 2007, LEMBRANÇAS E FORRÓ!

CORPUS CRISTIE, ORAÇÕES ,DISTRIBUIÇÃO DO FIFÓ 21, LEMBRANÇAS DE INFANCIA E VISITA A SEBOS. TUDO EM UM DIA SÓ... E DE BICICLETA !

valci barreto
Editor do www.bikebook.com.br
Publicado no MURALDEBUGARIN.COM, EM 2007

Sete de junho de 2007, aproveito o feriado do Corpus Cristie para mais um solitário passeio ciclístico pelas ruas de Salvador. Iniciando na Sabino Silva, aproveitando o plano do vale, sigo pela Centenário em direção à Sete Portas, um dos pontos a ser visitado. Ruas livres do trânsito louco dos dias normais, vou lembrando das procissões da minha infância em Jaguaquara, (Toca da Onça),com os postes e casas enfeitadas com palhas verdes de “licuri”, como chamávamos o côco de ouricuri, (que também enfeitou a minha infância), antes de melhor aprender a “Cartilha” com minhas professoras Mirtes, Elza , Iracema Val, Raquel, Pró ligia, Dona Lígia. Neste passeio, vai colhendo minha memória lembranças dos cânticos, sons dos sinos , padres e seus auxiliares dando beliscões nos meninos que não rezavam ou não se comportavam direito na procissão. Antes, durante e depois dos festejos, missas, mesas fartas, mesmo nas casas mais humildes , e os filmes sobre a vida de Cristo no Cine Bahia; Os babas , as proximidades dos festejos juninos, anunciadas nas roças de laranjas e milho, são recordações imorredoras. Hoje, neste passeio, não tinha como aquelas imagens não bolinarem a minha cabeça, trazendo-me saudades e um prazer maior na pedalada. Importava o meu pedal em alguns compromissos “sérios “. De todos eles, tinha certeza de que pelo menos um seria cumprido. Os demais dependeriam de outras pessoas e circunstâncias. Minha intenção era comprar mais alguns livros usados em mãos do senhor Alfredo, na Sete Portas, fazer o mesmo no sebo “O Livreiro”, do “Gaúcho”, na esquina da Poeira com a Joana Angélica, entregar alguns exemplares do ‘FIFÓ 21” no Point do Acarajé, Canela, e o mais importante de todos: participar do Ensaio Junino dos AMIOGOSDATOCA, no Imbuí. Menos o “Ensaio do Forró”, todos os outros poderiam falhar, em função do feriado. Por isto, a cabeça ficou ainda mais leve para voltar aos meus tempos da “Toca”.
Passo pelo Dique do Tororó observando muitas pessoas realizando rituais religiosos, alguns turistas contemplando a beleza da Lagoa e as esculturas dos deuses africanos que guarnecem e enfeitam suas águas. Entro no pequeno Largo da Sete Portas e me alegro ao ver o mercado aberto, a feira movimentada, as frutas expondo seus coloridos aos feirantes e passantes; e, lá na frente, “seu Alfredo”,” mesmo no feriado, expondo e vendendo cultura a preços que os mais humildes podem pagar. Adquiro alguns exemplares de livros e revistas. Um deles , de receita de salgados, tem um destino certo: minha amiga Jaí, com seu sorriso sempre iluminado, que me serve o cafezinho na Central do Carnaval. Pego algumas revistinhas em quadrinhos, que serão levadas para as crianças do NACCI, no bairro de Nazaré, em um próximo passeio dos “Jabutis Vagarosos”. Após as compras e o abraço no senhor Alfredo, sigo em direção a outro ponto, também parada obrigatória das minhas pedaladas pelo centro da nossa Capital: “ O Livreiro”, pequeno sebo do “Gaúcho”, em frente ao Ministério Público Estadual, esquina da Poeira com a Joana Angélica. Deixo com “Gaúcho” alguns exemplares do Fifo 21 para seus clientes. Retribui-me com elogios “pela beleza da edição”, segundo suas palavras. Compro alguns livros para minha pequena coleção de Gramática e Literatura e algumas revistas , em ótimo estado , Época, Veja, Exame, Cult e por aí vai. Após a leitura e reunião de um bom número delas em minha estante, serão doadas aos meninos do Beco do Panta, no Garcia e para o BICICLOTECA, passeio ciclístico que organizamos, junto ao amigo Lázaro, para manutenção da biblioteca comunitária, da Associação de Moradores de Marechal Rondom. Minha bike, por não voltar vazia, fica levezinha, ao transportar aquelas preciosidades, que não aconteceria se aqueles pontos de cultura estivessem fechados no Corpus Cristie. Após as compras, cumprimentos e promessas de retorno,sigo em frente: Joana Angélica, Piedade, (muitas orações católicas ecoam pelos ares, aguçando a memória da minha infância na “Toca.” Meu próximo destino é o Canela, desejando encontrar o empresário e artista plástico, ED RIBEIRO, do Point do Acarajé, para entregar-lhe alguns exemplares do FIFÓ 21. Afinal, foi ali o festivo lançamento da primeira edição. Os exemplares que levo, do número 2, contém muitas fotos e matéria sobre o evento, que contou com a participação de muitos artistas e empresários, a exemplo do querido Bel Borba, Anna Georgina , Tontom Flores e a “confraria “ da Padaria Apipão.
Point fechado, escolhendo um local para deixar o FIFÓ, sou abordado por alguém de uma barraca de frutas em frente, afirmando ser amigo do Ed. Enquanto peço a gentileza de guardar alguns volumes para posterior entrega ao ED, vendo-me de bike, pergunta se participei das comemorações do Dia Municipal do Ciclista, ocorrido no dia 03.06. Aí, a conversa ficou ainda mais fácil; e não mais tratamos de outra coisa, senão das magrelas. Era o Aloísio Silva, conforme se apresentou, da Banca Vida Natural, em frente ao Point, amante de bicicleta, competidor que compõe o grupo ciclístico Ervaciclo, quem tem sede no Largo Dois de Julho. Poucos minutos depois, aparece mais um ciclista: era o Evanival Macário, competidor de ciclismo, técnico em eletrônica, meu conhecido de outros passeios, que veio de bicicleta , desde Valéria, onde mora, para visitar o Aloísio e fazer , mais tarde, um treino pelas avenidas de Salvador.Durante o papo, aparece o ED, mudando a conversa para o Fifó, artes, livros e futuros eventos que pretende realizar. Tudo isto e mais a bicicleta. Cumpridas todas as minhas missões da manhã, despedi-me dos amigos. É que me aguardava o Ensaio do Forró da Toca, que dali a pouco aconteceria no Imbuí. Por conta da minha esposa, Ró, que não pedala, tive que deixar minha magrela em casa e seguir, (lamentando) de carro, em direção aos AMIGOSDATOCA.
Felicidade em todos os poros, já pelo passeio da manhã, foi ela aumentada pelo que via na minha frente, logo ao chegar ao local do “Ensaio”: Amigos, filhos e até netos de gente da minha infância e adolescência. Gente de várias gerações da “Toca da Onça”: JOSE ACURCIO, BIDÓ, BIA, JUNINHO, SERGIO BELEZA, YEDA , ANA, CARLITO, EDSON, ELBA EDNA....não precisa contar o resto. Não vou cansar, mais ainda, a quem leu até aqui.(Ainda bem que só lê quem quer, vantagem democràticamente assegurada por qualquer texto, livro ou revista!) Vejam as fotos. Mas não posso deixar de registrar: durante o forró, já no final, liga meu amigo Buga:
-“ Valci, hoje tem Santo Antonio no Aconchego da Zuzu. Dona Zuzu festejou, há alguns dias, os seus CEM ANOS!!”..
-“Buga, sei do aniversário, não sabia do Santo Antonio, não sei se vou agüentar ir até o Garcia depois do Forró da Toca. Se agüentar, dou pelo menos uma passadinha...”
Não mais estava nos tempos de Jaguaquara; não iria agüentar. E não agüentei.
-“Então , tire as fotos daí, que tiro as daqui, para postar em nossos sites. Insistiu o Buga.

-“Ora Buga, você acha que vou estar, na “minha casa”, ao lado de pessoas que quero bem, desde que nasci, e deixar de fotografá-las ? É mais fácil eu não tomar licor!!... Já fiz isto , meu caro.. E ainda filmei para você mandar para o You Tube!”
As fotos e os filmes vão dizer tudo aos meus conterrâneos. As palavras mágicas já foram pronunciadas em nosso encontro. E os compromissos acertados: estaremos, juntos, em mais um São em Jaguaquara. Vamos viver saudades das nossas vidas, construir mais estórias e histórias, guardá-las e usá-las, sempre com muito carinho, durante nossos encontros, como o de hoje; e durante toda a nossa breve, mas gostosa, existência na terra.
Caro Buga, não deu para ir ao Aconchego da Zuzu. Mas orei, também , para Santo Antonio , São Pedro, São João e todos os santos neste dia de Corpus Cristie, mesmo pedalando pelas ruas de Salvador e participando do “Ensaio Junino” dos Amigos da Toca.
Para a terra querida , o aviso:
“Aguarde nóis, “Toquinha” , “tamo chegando”...

Valci Barreto,
-Publicado no muraldebugarin.com
-As fotos do Ensaio Junino já estão postadas na “galeria de fotos”. Basta clicar.

Nenhum comentário: