terça-feira, 16 de setembro de 2008

RAILEIDE EM PARIS, E NA MAGRELA!

Rai,

muito obrigado pela "cessão de direitos" e divisão de emoção.

Voce "escondia o jogo". Só pedalava em Paris!!

Ainda bem que veio para os nossos também!



Val, como sei que vc gosta de escrever igual a mim vou dividir contigo esse texto que fiz em março após ter vindo de Paris. E revendo minhas fotos, resolvi mandar em especial essa pra vc que retrata a minha paixão pela "magrela". abs. Rai Paris encanta!

Escrito por Raileide Rohrs

Março de 2008

Paris encanta! Paris fascina! Paris emociona!

Viajar à Paris é viajar para dentro da história. Cada lugar nos revela uma nova sensação de uma esplendorosa descoberta. Doze dias foram poucos mas o suficiente para entender que Paris não se pode visitar por uma única vez. Ver a Torre Eiffel pela primeira vez do Jardim do Trocadéro foi o momento onde percebi que a minha "ficha" havia caído: eu realmente estava em Paris. Poder caminhar do Trocadéro até os pés da Torre é um misto de euforia com emoção; parece que a torre, com toda sua imponência, vai nos "engolir". Meus olhos não acreditavam no que estavam vendo. Subi na Torre até o segundo andar e ficar olhando a Cidade, que aos poucos ia se iluminando traz um estado de pleno contentamento. As luzes da Torre acenderam e foi um momento tão mágico que esqueci, por um instante, o frio quase perto de zero grau. Já era noite e ao descer da Torre fui caminhando para pegar o bateaux-mouche e fazer o lindo passeio de barco pelo Rio Sena. A paixão pela arte, pela cultura me fascina e visitar, nem que seja uma pequena parte do museu do Louvre, é enriquecedor. Vi o quadro da Monalisa, olhei os aposentos de Napoleão e as antiguidades egípcias, foi como estar perto de um mundo que para mim só existia nos livros.

Apaixonei-me por um homem chamado Rodin que viveu no passado, mas nos deixou hoje suas obras retratando a mais pura expressão do amor, de uma paixão avassaladora que consome a alma e corrói o coração. Muitos os condenaram pelo seu caso de amor com Camile mas eu pude entender o quanto foi grande esse sentimento. Visitar o museu de Rodin localizado na rua de Varenne n 79 é sentir a paixão retratada em suas obras que expressam angústia, inquietudes, reflexões e amor. Algo não me deixava sair de lá.. Para mim ele foi o maior escultor de todos os tempos. Sentar nos jardins do Castelo de Versalhes depois de uma visita por todo seu interior é imaginar-se no passado, num mundo de reis e rainhas. Conhecer Paris é sentir e perceber que a cultura transforma nosso modo de pensar; nos faz repensar e nos inspira a sonhar cada vez mais.

Nenhum comentário: