domingo, 14 de setembro de 2008

JABUTIS E PIRATAS DE BIKE, O ENCONTRO QUE DEU CERTO!(14.09.2008)

Valci Barreto
Editor do bikebook.com.br
Muraldebugarin.com
valcibarretoadv@yahoo.com.br

Jabuti teve dois pedais fantásticos: no de sábado, apareceu apenas Elena. Mas houve um fato emocionante: pela primeira vez me chegou aqui uma “outra” Elena gritando: “Liberdade, Liberdade!”. Simplesmente, pela primeira vez, atendeu ao Buga, tomou coragem, deixou o carro e veio de bike, SOZINHA!

Parecia menino recebendo chocolate ou brinquedo preferido. Comemoramos juntos este grande dia!

Após os festejos, às 09 horas iniciamos o nosso passeio tendo como destino primeiro o festival de trufas do Cacau Show, no Center Lapa. Logo na entrada duas garotas, simpatitissimas, (uma de Santo Amaro!), nos orientou onde devíamos colocar as bicicletas: comemoramos mais um bicicletário em Salvador.Os ciclistas não terão dificuldades em guardar suas bicicletas no Center Lapa, Piedade, Shopping Barra. Pelo menos nestes locais há garantia de segurança. Mas levem as travas para amarrar.

Fomos ao CACAU SHOW, muito movimentado, onde duas atendentes, nos serviram deliciosas trufas, de um real(compramos das mais caras também , meu caro Túlio...), participando, assim, do festival anunciado no muraldebugarin.com

Em seguida fomos procurar um caldo de cana, paixão de Elena. Acontece que o que ela procurava, não mais existia no Shopping. Dizia ela,( coisa que nunca observei) era o único que ela conhecia em que o atendente não pegava no dinheiro e na cana para fazer o caldo. Já vi que ando comendo muito micróbio de dinheiro por aí.... Não somente eu...

Tomando conhecimento de que não mais existia o moinho, não desistimos de procurar outros das vizinhanças. Achamos caldo, mas não atendia às condições de higiene que Elena procurava. Vou prestar atenção de agora em diante. Jabuti é assim, vai aprendendo tudo pelo caminho.

Nosso Jabuti de Sábado foi um pouco rápido pois Elena teria que retornar cedo para cuidar de sua mamãe.

Mesmo assim, curtimos os pedaços de caminhos da Av. Sete, Chile, paramos no Sebo do Daniel, Rua da Ajuda, número 03. Deixamos lá a foto em que ele está com nossa turma de Jabuti. Com muito carinho, foi logo postando-a para a vista dos seus clientes e amigos.

Demos uma pedalada no Pelourinho, para nossa surpresa com bastante turistas e perguntamos sobre os novos eventos que lá vão acontecer: feiras de brechós, troca, antiguidades e shows que estão divulgados no muraldebugarin.com

Segundo nos informaram, haverá uma boa movimentação no Pelô, já a partir do mês de setembro.

Retornando para casa, recebi um fone de Ró: queria almoçar conosco, onde estivéssemos e ir comer a trufa do Cacau Show.

Acontece que, quando ligou, já estávamos no Largo da Graça. Elena, a heroína do dia, preferia dar mais uma pedalada de liberdade: “quero voltar sozinha, pedalando a partir da daqui”. E tenho que almoçar em casa, pedindo, sem precisar, as desculpas. Atendi-a e deu certinho: Elena chegou em casa bem sossegada e comemorando mais um pedal liberto do carro!

Fui almoçar no restaurante do TCA, com Ro. Em seguida, fui de novo para o Cacau Show, fazer companhia a Ro. Ela de carro, eu de bicicleta. Claro que cheguei bem antes: já comia mais uma trufa, enquanto ela aguardava, dentro do carro, vaga para estacionar!

Retornamos para casa, tomei meu banhozinho, dei uma breve descansada , e peguei um livrinho para degustar a minha leitura do sábado de tarde: Falkner me convidava para um a leiturinha em “O santuário”, que recomendo aos nossos ciclistas.

Cumprido o Jabuti de sábado, veio o de hoje, domingo. Apareceram:Rosi e a “nossa atriz”, Raileide. O destino, todos já sabiam: Tomar o café do aniversário de Luciene, no Sindicato dos Comerciários.

Demos uma passada no Farol da Barra, com bastante movimento na Rua de Lazer. Pessoas cainhavam, dançavam e nós, meio tristes por estar sem a maquina fotográfica.

Subimos a ladeira da Barra, onde apareceu um jovem ciclista por que já havíamos passado por ele mais cedo. Convidamos-o para nos acompanhar para o café . Ailton, vimos a saber depois, é daqueles que pega sua bike e sai por aí, sozinho ou acompanhado. Rapaz tímido, tranqüilo, boa educação, comunicação fácil, apesar de falar pouco. Ficamos amigos logo nas saudações. Seguiu conosco, sendo, de imediato, nomeado batedor. Demos o aviso de sempre: nós irritamos ciclistas apressados. Tome sua dose de paciência antes, ou siga, se não quiser sofrer com tanta vagaresa. Ele preferiu seguir conosco.

Campo Grande, Avenida Sete toda, chegamos ao Sindicato. Já havia passado por lá mais de 60 ciclistas, segundo Luciene, entre eles o grupo “Piratas de Bike”. Grupo já “intimo” de Raileide, vez que ambos participam do pedal da grande família. Tomando conhecimento da passagem os Piratas por ali, batem telefone pra lá, telefone pra cá, resolve o Piratas aguardar-nos Mercado do Peixe. Deixamos-lo, no entanto, avisados: jabutis só tem horário certo na saída. O resto é o que for acontecendo. Então sé esperem se quiser e até a hora que quiser.

Apesar de os ciclistas já terem “raspado quase tudo”, com muita razão,pois estava uma delicia, não faltou nada para nós: Não agüentei de tanto bolo, suco, doce, salgados. Nota mil para o suco, devorei bonitinho!!!

Cadê a máquina para as fotos? Até agora nada!!!

Vai sem foto mesmo. Dados os abraços as felicitações a Luciene, seguimos. Demos uma parada em um dos nossos pontos jabutísticos: Mercadinho Pague Menos, do “bonitão”, da entrada do Tororó, como sempre nos recebendo com grande apreço e festa. A confraria da casa já começava a colocar o carvão para o churrasco, sagrado nos domingos daquele local.

Dadas as despedidas, seguimos. O próximo destino seria o CANTO DA PRAÇA, no Jardim de Nazaré. A música se espalhava com sua graça e emoções por todos os cantos; e, pela primeira vez, hoje, tiramos uma foto: Uma colega nossa, Silvia Magalhães, estava de maquina. Fizemos várias fotos. Agora é aguardar que ela nos encaminhe. Encontrei, mais uma vez, minhas conterrâneas da família “Jonas Val”. Deixamos o jardim ao som de belas músicas, e seguimos para o Sorvete da Ribeira.

Claro que os Piratas não mais nos aguardavam no Mercado. Nem havia motivo.

Logo que chegamos, uma festa: Amigos do Tony, a turma toda dos nossos pedais: Suba Aí, Guerreiro, Itapagipe é do Pedal, Gilberto, da BIKE BRASIL, e os nossos PIRATAS DE BIKE!

Uma festa!. Era uma passeata , bicicletada, reunião, militância do Everaldo, que montou um mini palanque para dar o seu recado, recebendo-nos, como sempre, com muita simpatia e respeito.

Deixamos o nosso recado: Só vamos votar nos candidatos que:

Alem dos compromissos gerais de qualquer político, os que estejam envolvidos com as políticas públicas para o uso da bicicleta como meio de transporte. Que assumam uma campanha por ciclovias, ciclofaixas, educação para o transito e por menos carros nas ruas.

Everaldo será um dos escolhidos pelos ciclistas, com certeza.

A partir daí, não mais faltou fotos: Cleber, Tadeu, e o imbatível(só perde, por enquanto , para Buga: Junior do Piratas de Bike)

Cumprida nossa missão na manifestação, fomos tomar o sorvete da Riberia e fizemos uma grande descoberta : Raileide nunca havia tomado o SORVETE DA RIBEIRA! Quase ninguém acreditou. Ensaiamos ir ao Boca de Galinha, dali mesmo, pegando a barca, mas desistimos.

Após o sorvete, firmamos um “convenio” com Junior que , para nossa alegria, junto com Careca, e seu grupo, para fazemos o passeio da Ilha de Itaparica.

Após o sorvete, manifestando o Junior o desejo de nos acompanhar para o retorno, fomos logo avisando: preparem seus companheiros: vocês não vão suportar andar com o Jabutis! Vão cansar, andando tão devagar e parando a cada dez metros. Ainda mais agora , que já temos máquina!

Eles preferiam não ouvir nossos conselhos e voltamos juntos, para nossa alegria: Ribeira, Bonfim, parada na Feira de São Joaquim para fotos e mais fotos. Raileide não pode ver flesh.(igual, só “lindo olhar”!) E lá vem Ailton conosco, sem nada falar, mas demonstrando um “tá tudo bem!”

E lá vão os dois grupos “conveniados.” Subindo a ladeira da Contorno, resolvemos descer para vistarmos o MAM. Aí minha gente, foi a consagração!

Que bela, encantadora , informativa, cultural exposições de fotos , pinturas, e toda a ambientação daquele local que deslubra o olhar até dos mais insensíveis. Todos ficaram procurando palavras para manifestar a emoção do que via!.

Emocionei-me quando Ailton , cheio de humildade, chegou para nós, voz baixa e nos confessou: primeiro, quero agradecer a Deus. Depois a vocês por ter-me proporcionado isto. Foi o melhor passeio que já fiz. Não sabia sequer que existia isto aqui. E olhe que já pedalo há muito tempo. Agora eu quero trazer minha mãe para passear e ver a exposição.

Para mim, de tudo, foi o melhor do passeio. As outras coisas eu já conhecia, as pessoas, o museu. Mas só em pensar que Ailton trará sua mãe para ver o que aqui está, me deixou, confesso, muito emocionado.

É o que sempre digo e repito: quanta coisa boa, simples, muitas vezes sem pagar nada, podemos fazer em cima de uma bicicleta em um simples passeio, com poucas pessoas.

Os depoimentos dos demais componentes não foram diferentes. Todos amaram a exposição e a passagem pelo MAM, na Contorno. Fotos e fotos foram tiradas, de todos os ângulos, especialmente na nossa atriz Raileide.

Deixado o Museu, o próximo destino seria dar uma olhada na Parada Gay; de “raspão”. Por isto, subimos os Aflitos. Lá em cima, no entanto, chegamos à conclusão de que não valia a pena nos misturamos com a multidão. Ficamos preocupados com arranhões, empurrões, gente se batendo nas bicicletas e outras coisas mais. Estava muito cheio de gente para arriscarmos. Retornamos pela mesma ladeira e seguimos toda a Contorno, subindo o viaduto em direção à graça para deixarmos Rosi. Todo mundo junto, inclusive o Ailton.

Rosi e Raileide repetia o tempo todo: foi o melhor Jabuti que já fiz. E programado estava apenas o café da manhã.

E ainda tivemos o “salvador”: por conta do Piratas de Bike, o Jabutis de hoje não ficará sem fotos!

Durante o trajeto, havia um permanente comentário: realmente, é possível nos divertir, pedalar, curtir a Bahia, sem precisar de muita gente nos pedais. Cada grupo , mesmo de poucas pessoas, pedalando por aí, produz muito resultado. E fica mais fácil as paradas e decisões do que fazer.

Isto ficou, mais uma vez, muito claro para todos nós. Careca, do Piratas, era o mais entusiasta da tese. Rosi e Raí, fervorosas defensoras da idéia, só poderiam aprovar. Ailton é o exemplo maior: saiu sozinho por aí , nos encontrou, se agregou e terminou fazendo, segundo suas palavras, o melhor pedal da sua vida.

Deixamos Rosi e cada um seguiu seu caminho para nossas casas. Eu e Raí até nosso ponto de partida.

Este é o resumo do Jabutis de hoje. Além de tudo de bom que aconteceu, das emoções curtidas, e muita saudade de itana e Elena que não puderam comparecer, a certeza de que, a parceria do Jabutis com Piratas produzirá grandes frutos. Inclusive no nosso próximo passeio para a ilha de Itaparica que, com certeza, faremos juntos.

Ficamos devendo a visita ao Gregor-Ithea, e a Alexandro/Nice/Lázaro.

Estabelecemos ainda em nosso “convênio”: faremos, irmanamente, mesmo com poucas pessoas, as nossas já programadas bicicletadas.

Obrigado a todos os amigos que me proporcionaram mais dois dias de festa em bicicleta: Elena no sábado, e todos que participaram do de hoje.

Como diz Buga:”Deixe seu carro em casa e vá de bike.”

Ontem e hoje, mais uma vez, atendemos à ordem com a maior alegria!

Bike abraços,

Publicado no muraldebugarin.com e no