quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ROBERT DOISNEAU, EXPOSIÇÃO NO BRASIL.

TEXTOS E FOTOS ABAIXO, FORAM RECORTADAS DE REPORTAGEM PUBLICADA NO SITE UOL DE 05.02.2009





Renault promove exposições imperdíveis


da Redação

Para celebrar o Ano da França no Brasil, a Renault traz ao país duas exposições de arte e fotografia: as mostras "Fotos de Robert Doisneau", esxposição "A Renault de Doisneau" e "Uma Aventura Moderna", exposição da Coleção de Arte Renault, que mostrarão uma visão única de um universo que mescla arte e indústria na perspectiva de artistas visionários como Robert Doisneau, Arman, Jean Dubuffet, Jean Tinguely e Victor Vasarely, entre outros. Todas as exposições estarão abertas gratuitamente ao público.

"É uma oportunidade muito importante para mostrarmos que a integração da empresa com a sociedade transcende a produção de automóveis. As obras fazem parte de um acervo construído de forma muito especial ao longo da história da empresa", afirma Jérôme Stoll, presidente da Renault do Brasil.

A mostra "Fotos de Robert Doisneau", exposição "A Renault de Doisneau" traz 106 fotografias produzidas pelo fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1994) entre os períodos de 1934 a 1939 e 1946 a 1955. No primeiro período, o artista foi funcionário regular da empresa, contratado para registrar em imagens o cotidiano da indústria e suas atividades. No segundo momento, já famoso, foi contratado como freelancer para registrar material de mídia dos produtos Renault. Imperdível!


Imagem da exposição "A Renault de Doisneau", que virá ao Brasil

A segunda mostra, "Uma Aventura Moderna", vai apresentar 96 obras – muitas de grandes dimensões – produzidas entre 1965 e 1985 por artistas apoiados pela Renault em um sistema diferente de mecenato. Por duas décadas, a Renault investiu em artistas de vanguarda (tanto no suporte financeiro como na disponibilização de suas instalações industriais como ateliês e até na de novas matérias-primas) a fim de estimular a efervescente produção artística.

Em contrapartida, a empresa solicitava apenas uma retribuição: que esses artistas – futuros ícones da arte moderna - fizessem a ligação entre a arte e o mundo industrial, que até então não se conheciam ou se comunicavam. Da parceria resultou um acervo de 300 obras – considerado um dos mais notáveis entre empresas privadas – que retratam, em quatro fases e um encerramento, 20 anos de arte contemporânea.


Obra "Fiston la filoche", de Jean Dubuffet, da coleção Renault

Entre alguns dos artistas que participaram desta iniciativa da empresa e cujas obras compõem a mostra estão grandes nomes como Jean Dubuffet, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Matta, Takis, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky, Michaux e Niki de Saint Phalle.

Tome nota

O quê: Fotos de Robert Doisneau - exposição A Renault de Doisneau
Onde e quando: em Curitiba, de 23 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (rua Doutor Muricy, 915, Centro) ; em São Paulo, de 26 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (avenida Paulista, 1.313, Cerqueira César)
Quanto: grátis

O quê: Uma Aventura Moderna - exposição da Coleção de Arte Renault
Onde e quando: em Curitiba, de 16 de maio a 9 de agosto, no museu Oscar Niemeyer (rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico); em São Paulo, de 10 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (Bienal - Parque do Ibirapuera)
Quanto: grátis

Interpress Comunicações | Expediente | Indique este site | Publicidade
© 2006-2009 Interpress Comunicações - Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio
de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito
Desenvolvido por AD&R Marketing "

Nenhum comentário: