quarta-feira, 18 de março de 2009

OS JORNAIS IMPRESSOS ESTÃO DOENTES. HÁ CURA?

materia publicada no jornal on line OPINIAO:

Nos EUA e em outras partes do mundo, muitos jornais estão indo à falência em virtude da queda de quase um terço das receitas publicitárias desde seu pico, em 2005. Os empresários do setor buscam novas ideias para manter seus títulos de pé.

No momento em que se prevê uma queda de mais 21% das receitas publicitárias dos jornais só este ano, os patrões da imprensa nutrem duas esperanças: a de caridosas doações e de que leitores acostumados a ler notícias gratuitamente na internet concordem em pagar por isso.

Nos EUA, alguns vêm usando o argumento de que os filantropos devem agir imediatamente se quiserem preservar um componente vital da democracia norte-americana. A independência do "New York Times", por exemplo, custaria US$ 5 bilhões -- o necessário para cobrir os custos anuais da sua redação.

========================
Nota do bikebook.com.br: Lamentável a crise. Mas não tem jeito. Os jornais não vão acabar. Mas tem que se reciclar: menor quantidade de impresso, tamanho menor, circulação gratuita, como panfletos que se distribuem nas ruas, é como vejo os novos jornais depois da internet. Mesmo porque esta esta acabando com o monopolio da notica e da opinião, antes, apesar de toda a democracia, por demais concentrada mãos de poucos . Hoje todo mundo opina, escreve, divulga suas ideias. Adoro jornal impresso. Não gostaria de ve-los mortos. E não vão morrer. Mas vão ter que buscar outras receitas para concorrer com a internet.

o bikebook.com.br, por exemplo, jamais encontria espaço no new york times para divulgar nossos eventos ciclisticos. Os proprios jonais da Bahia, também não, mesmo porque não há espaço para tantas solicitações.

Para mim, veio em muito boa hora a internet.

E nosso impresso sai base da xerox mesmo.

Os jornais vão ter que conviver: eles publicam as noticias e o leitor imprime. Se quiser.

bikeabraços.

bikebook.com.br
muraldebugarin.com

Nenhum comentário: