DIA MUNDIAL SEM CARRO
Valci Barreto
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Conforme amplamente divulgado nos meios de comunicação, notadamente na internet, foi criado na França e se espalhou pelo planeta, O DIA MUNDIAL SEM CARRO.
A intenção é que no dia 22.09 as pessoas deixem seus carros em casa e busquem transportes alternativos, inclusive carona. Quem não puder se afastar do carro, deve promover o transporte solidário, evitando a utilização de um veículo para o transporte de uma só pessoa.
Em algumas cidades são organizados grandes passeios para chamar a atenção do público para aquele dia. Marqueteiros, organizadores de grandes eventos, grupos de ciclistas realizam grandes shows , passeios, agregando pessoas ao movimento.
De alguma forma este comportamento se afasta da origem dos criadores do DIA MUNDIAL SEM CARRO porque a intenção é de que as pedalem, andem a pé, usem ônibus e metrô, deixando o carro em casa. Mas, se alguém realiza grandes espetáculos, grandes passeio, não deixa de ser importante porque chama a atenção das pessoas e da mídia para o problema do excesso do uso do carro.
Em Salvador estão programados alguns eventos para registrar a passagem do dia, inclusive um passeio saindo do DIQUE DO TORORÓ às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário.
Nós, do Jabutis Vagarosos apoiamos todos os movimentos em favor das bicicletas nas ruas. Porém, melhor serviço fariam ao dia , se toda a cidade, bairros, individualmente ou em grupo, pedalassem todos os dias e não somente no dia 22. Entendemos que não precisamos de UM DIA SEM CARRO, nem algum marqueteiro , no bom sentido até, para deixar nosso carro em casa e nos dirigirmos para casa , trabalho, escola de em bicicleta, a pé ou de onibus, de acordo com as possibilidades como distancia e tempo disponível. E se andarmos, no dia 22.09, de ônibus, deixando o carro em casa, estaremos cumprido, também, a intenção do movimento.
No caso do evento dia 22.09, sendo dia semana e à noite, muita gente não vai poder comparecer, especialmente os que moram , trabalham longe e que não passarão naquele dia e horário, pelo lcoal do passeio.
As pessoas que não puderem lá estar, ligadas ao movimento cicloativista, podem e devem marcar a sua participação , ralizando em sua própria rua, em seu próprio bairro, mesmo em outro horário, UM MOVIMENTO EM FAVOR DAS BICICLETAS NAS RUAS.
Quem tem carro, pode aderir ao movimento do DIA OU DA NOITE SEM CARRO. Quem não o tem, pode fazer a mesma ação em sua rua, em qualquer trajeto , dia ou hora escolhido, que estarão , da mesma forma, prestando a sua colaboração.
Apoiamos todos os movimentos como este já agenado. Muito mais, porém, apoiamos quem pega sua bicicleta todos os dias para fazer algo nela como um passeio, em grupo ou individualmente, comprar um pão ou remédio na esquina, visitar parentes ou amigos, ir a um teatro ou shows nas praças, em bicicleta.
Então, quem não puder ir para o dique no dia 22.09, pegue sua bike e saia por ai.
Nós, do Jabutis vagarosos, bikebook.com.br, muraldebugarin.com, já fazemos isto todos os dias, como faz, todos os dias, e bem mais do que nós, figuras do pedal como ARY GIL, GUERREIRÃO , LAZARO , do Naturabike ação, e tantos outros ligados ao movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário