segunda-feira, 6 de setembro de 2010

POLITICOS ADEREM AO MOVIMENTO DOS BICICLETEIROS BAIANOS


 
Valci Barreto
 
PASSEIO ASBEB
 
A ASBEB,  entidade formada por proprietários de lojas e oficinas de bicicleta, realizará no dia 12.09.2010, em Salvador,  mais uma passeio ciclístico, saindo às 09 do Dique do Tororó, entrada da Fonte Nova. O passeio é realizado mensalmente e reúne mais de mil ciclistas em cada um deles, chegando no verão a mais de duas mil pessoas.
 
O do dia  12.09 contará com a presença da candidata Bete Wagner que ouvirá, antes da  saida do grupo, as reivindicações dos ciclistas  baianos.
 
ITAPAGIPE É DO PEDAL.
 
No mesmo dia 12, saindo do Farol da Barra, às 09 horas, o grupo Itapagipe é do Pedal, na companhia de Everaldo Augusto e Daniel Almeida, também realiza um passeio até Stella Maris.
 
O crescimento dos passeios ciclísticos em Salvador têm chamado a atenção de políticos como Daniel Almeida, Bete Wagner, Everaldo Augusto, Reginaldo Oliveira, Valdenor Cardoso, Alfredo Boa Sorte ; alguns deles já estão pedalando e incorporados ao movimento em favor das bicicletas como meio de transporte em Salvador.
Todos os passeios são gratuitos;  educativos; filantropicos,  primam pelo respeito às leis de transito; buscam o respeito dos motoristas ao ciclista; participam pessoas de todas as idades e com qualquer bicicleta, desde que rode.
 
 
DIA MUNDIAL SEM CARRO EM SALVADOR


Conforme amplamente divulgado nos meios de comunicação, notadamente na internet, foi criado na França e se espalhou pelo planeta, O DIA MUNDIAL SEM CARRO.
 
A intenção é que, todos os anos,  no dia 22.09, as pessoas deixem seus carros em casa e utilizem outros meios de transporte como ônibus , metrô, bicicleta, ande a pé ou mesmo se utilize do transporte solidário.
 
Em algumas cidades são organizados grandes passeios para chamar a atenção do público para aquele dia. Marqueteiros, organizadores de grandes eventos, grupos de ciclistas  realizam grandes shows , passeios, agregando pessoas ao movimento.
 
De alguma  forma, os grande shows e passeios organizados de ciclistas afastam-se do modelo originalmente criado, porque a intenção é de as pessoas desenvolvam as tarefas do seu dia a dia sem o carro.
 
 Mas, se alguém realiza grandes espetáculos, grandes passeios , não deixa de ser importante para o movimento porque chama a atenção das pessoas e da mídia para os problemas criados pelo uso excessivo do carro.
 
Em Salvador estão programados alguns eventos para registrar a passagem do dia, inclusive um  passeio ciclístico saindo do DIQUE DO TORORÓ, no dia 22.09, às 19 horas, em direção à Ciclovia da Centenário. Sendo este evento em dia semana, e à noite, muita gente não vai poder comparecer, especialmente  os ciclistas que moram ou trabalham a maior distancia  e  que não passam pela região naquele dia e horário .
 
Os cicloativistas e cidadãos que pretenderem aderir ao momento e que não podem comparecer ao Dique, podem contribuir  andando a pé , organizado grupos de passeios ciclísticos em sua própria rua, em sua própria cidade, em seu próprio bairro. Estas ações são por demais importantes para chamar a atenção da população de que as pessoas estão reagindo ao uso excessivo do carro , o qual  engarrafa, estressa, mata ,mutila, polui. Os cicloativistas estão certos de que, mesmo possuidores de  veículos automotores, podem realizar muitas tarefas , ações, transportes do seu dia a dia,  em bicicleta, de ônibus ou a pé, contribuindo assim para uma melhoria na qualidade de vida nos grandes centros urbanos.
 
-Vejam vídeos e matérias sobre ciclismo, cicloativismo, passeios e eventos em bicileta no bikebook.com.br e no muraldebugarin.com.

Nenhum comentário: