terça-feira, 2 de novembro de 2010

PASSEIOS CICLISTICOS DEMOCRATICOS, GRATUITOS

Valci Barreto
bikebook.blogspot.com
muraldebugarin.com
www.folhadoreconcavo.com.br



Muita gente pensa que os passeios são privados, de grupos fechados e muita gente me pergunta:

Que tipo de roupa é apropriada?

Qual o tipo de bicicleta?

Quais dias que tem passeio?

qual a distancia? Qual a velocidade? Será que aguento?

Aqui vão as respostas. Peço aos amigos pedalantes para divulgar este tipo de material , estas informações, que acho muito importantes para ajudar mais pessoas a encontrar os caminhos dos pedais. 

=Costumo prestar as seguintes informações:

A melhor forma de começar não é em grupo nem sair sozinho por aí. A melhor forma é escolher algum espaço seguro, perto de casa, longe de marginais, longe de carros , e treinar sozinho. O primeiro passo é treinar sozinho, criando uma disciplina de pedalar pelo menos 15 minutos. No primeiro dia voce pedala 15. Se aguentar, claro, pedala mais. No segundo 30 minutos. Isto pode ser feito até dentro de uma garagem. Quando chove, costumo dar uma pedalada de pelo menos meia hora dentro da minha garagem, que, diga-se, não é grande. O que faz o espaço ser grande ou pequeno é a displina. Isto pode ser feito em academia também. Mas na rua, garagem, pequanos espaços é melhor porque na academia a bicicleta é parada, a dinamica é diferente, embora o condicionamento fisico seja o mesmo ou até melhor.


Se não pedalar pelo menos meia hora, o que para quem pedala é absoltuamente nada, a pessoa nunca vai pedalar em lugar nenhum, a não ser dar uma volta em seu condominio fechado. Quem não consegue pedalar 15 minutos por dia, pelo menos duas vezes por semana, com certeza não quer participar do mundo das bicicletas. Pois bem, quando voce pedalar 30 minutos, já está pronto para um pedal de uma hora, sem qualquer sacrificio. Quem pedala uma hora, mesmo devagar, vai conseguir pedalar em uma distancia como da Barra até o Jardim dos Namorados. Já não é um bom pedaço para quem antes não fazia nada?


Depois que voce estiver pedalando pelo menos meia hora sem cansar, o que é muito facil, voce já esta pronto para participar de pedais em grupos como: jabutis vagarosos e o grupo que forma  a "bicicletada" que atualmente sai do Parque da Cidade, toda ultima sexta feira do mes.

Voce pedalando uma hoa, bem devagar, voce sai de Ondina e chega , tranquilo, na Feira de São Joaquim. Estou falando em alguem andando devagar e em bicicleta sem marcha.

Para voce treinar, e andar em grupos como o jabutis vagarosos,  bicicletada , e outros que estão se organizando, ou que voce mesmo pode formar, pode ser em qualquer bicicleta, mesmo sem marcha, usada, enferrujada, que voce pode comprar em uma oficina pelo preço de até cem, cento e cinquenta reais, dependendo do seu estado. Basta que ela rode, os pneus e camara sejam novos, que esteja lubrificada. Costumo orientar para que as pessoas tenham pelo menos duas bicicleta: uma velha, sem marcha, toda enferrujada, para voce andar sozinho perto de casa em rua e horario sem movimento de carro. E outra melhor para quando voce estiver em grupo.Se voce prestar atençao, vai descobrir perto de sua casa locais que voce pode treintar à vontade. Para se ter uma ideia de espaço, uma pequena quadra de futebol de salão é suficiente para treinar a andar de bicicleta. É só ter disicplina e boa vontade.

Depois que voce estiver treintanado, o que considero andando devagar por pelo menos trinta minutos sem se cansar ai voce vai procurar o grupo já organizado que tenha a ver com seu jeito de pedalar.

Há grupos mais velozes, outros menos, alguns exigem bicicletas mais caras, mais velozes (não que o grupo exija, o jeito do passeio é que exige, pois, se voce for com uma bicicleta sem marcha,por exemplo, vai ficar para traz ou vai atrapalhar o grupo. É bom, assim, "estudar" antes cada grupo, o perfil de cada um. Se não achar nenhum que lhe agrade, não reclame: faça o seu, do seu jeito,  ou ande sozinho quando se sentir seguro e treinado. 

Há muitos grupos organizados em Salvador, que exerce muito fascinio sobre as pessoas. Sou muito abordado por pessoas que dizem: meu sonho é participar dos passeios noturnos. Sucede que a maioria destes grupos desenvolvem uma velocidade incompativel para quem não está acostuado a pedalar, não está treinado, não tenha uma certa habilidade no manejo de uma bicicleta. Considero-os como improprios para quem está iniciando, para quem não está bem treinado e para quem não gosta ou não sabe correr. De toda sorte, voce treina antes, pelo menos uma hora sem descer da bicicleta, vai desenvolvendo uma certa velocidade. Achando-se "pronto", faça uma visita ao grupo, assista apenas a sua saida, ou o acompanhe por um tempo e vá sentindo qual dos grupos noturnos está mais de acordo com seu jeito de ser e de pedalar. Assim procedendo, com certeza voce descobrirá qual o "seu pedal."

Todos os dias há um passeio noturno em Salvador e muitos pedalam também no final de semana.

Tipo de roupa: na maioria dos grupos voce pode pedalar com qualquer roupa de uso comum, bermuda e tenis. Alguns grupos vendem camisetas padronizadas do grupo. Normalmente fica a criterio do pedalante comprar ou não, usar ou não. Há grupos que não possuem camisetas padronizadas, podendo voce ir com qualquer uma.

Capacete e luva: a maioria dos grupos exige ou apenas recomenda o uso de luva e capacete. O uso do capacente não é obrigação legal. Mas alguns grupos exigem que em seus passeios estejam todos de capacete, tenis e luva.

A distância é muito variada, sendo muito comum os noturnos percorreram a orla de Salvador, Pituba, Vasco da Gama, ida e volta até a Ribeira ou Itapuã. Quase todos noturnos que saem da Barra, por exemplo, costumam sair da Barra e se dirigir para Ribeira, ida volta ou Itapuan, ida e volta.  Esta é  a distancia predominante nestes passeios.

O Itapagipe é do Pedal, sai da Ribeira e vem até Ondina, Pituba, Boca do Rio, ida e volta.

Quanto ao preço para participar, não conheço em Salvador nenhum que cobre algum valor para pedalar. São todos gratuitos.

O passeio mais conhecido, mais divulgado, em Salvador é o da ASBEB que sai da Fonte Nova , Dique do Tororó, todo primeiro domingo do mes, saindo às 09 da manhã. É neste passeio que  , creio eu, a maioria das pessoas iniciam no mundo do pedal em nossa captial. É um passeio lento, gratuito, democratico, participam pessoas de todas as idades, credos, cores, condição econômica; é filantropico, educativo e conta com apoio da Policia Militar , Pelotão Aguia e Transalvador e é uma festa o passeio.

Para saber como tudo funicona, é só abrir os sites bikebook.blogspot.com, muraldebuarin.com e outros sites postados nos mesmos sites. Se não achar ali a resposta ao seu questionamento, pode passar e mail para

Não se iniba, a maioria dos grupos de pedais querem a sua companhia. Chegando lá e não gostando, procure outro. Se nenhum lhe agradar, não desista nem reclame: Faça ou seu ou pedale sozinho. Ficar sem pedalar por causa dos outros é que não aconselho a ninguem. Ninguem deve jogar fora uma coisa tão deliciosa, tão emocionante, tão generosa, barata e que tanto bem faz à saude física e psicologica.

=Peça a todos os motoristas que voce conhecer: a vida de um ciclista não é menos valiosa do que a de quem está dirigindo um carro. Se uma bicicleta estiver em sua frente, aguarde-a seguir o seu caminho. A pista asfaltica não é so do carro; a bicicleta tem o direito, asseguurado por lei de circular na pista asfaltica. E, principalmente para quem tem amigos e partentes ou amigos motoristas de onibus perguntem: porque voces são tão malvados com os ciclsitas? Porque tiram tanto fino ?  Porque tanta brutalidade ao empunhar o volante de um carro?


valcibarretoadv@yahoo.com.br
alberto.bugarin@gmail, com, que daremos as informaçoes ao nosso alcance.

Nenhum comentário: