quinta-feira, 17 de março de 2011

ASSIS VALENTE. IREI A SANTO AMARO




Valci Barreto

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
WWW.folhadoreconcavo.com.br

Estudava direito na Ucsal em Salvador, onde fiz amizade com ex o vereador, advogado, professor santamerense, Itagildo Mesquita .Através deste, que , apaixonado pela sua cidade dela tudo sabe,  conheci o meu amigo, Jorge Portugal, “unanimidade”, nas palavras de um dos seus colegas e diretores de cursinhos para vestibular em Salvador, mesmo antes de ser o astro de o Aprovado.

Combinado com ambos, pegava um ônibus em Salvador , ia bater papo , comer  maniçoba em Santo Amaro e degustar as iguarias do mar, em uma barraca que fez história na feira daquela cidade. Jamais esqueci aqueles dias , conversas e pratos.

Andando com os dois, a maniçoba era a das casas de família que faziam as melhores, sempre com preços bem camaradas.

Por intermédio deles, conheci o Aloísio Menezes, no auge do sucesso, com sua música cantada em todas as rádios e festas de largo de Salvador, “

“...eu tenho dado o meu amor a outra, mas não dou meu coração,

meu coração eu não dou, porque não posso arrancar....” .

Estas coisas simples deram-me lições , alegrias e foi onde aprendi  que musicas que ouvia desde criança eram de Assis Valente; e que este era santamarense.

Já apaixonado  por  Caetano Veloso ,Maria Betânia, Aloísio Menezes, (que não é o negão do vozeirão da Bahia ,  meu colega da FUNCEB, que estará também cantando na festa), tendo amigos como Portugal, Itagildo, e muitos outros que vieram depois, minha ligação com Santo Amaro só tem crescido.

Venham de onde vierem meus amigos, convido-os para conhecer aquela cidade, ainda que apenas para uma volta na praça para comer milho assado, a "Batata da Praça", o mingau da Gal, no fundo da Ingreja Nossa Senhora da Conceição,  camarão das suas feiras e praias, e, quando possível, uma visita a Pedras, onde está a POUSADA DO SOL do querido Humberto, onde passei alguns festejos de São João.

Ontem recebi um  e- mail dando conta das homenagens ao genial compositor santamarense, Assis Valente, cuja vida e obra não pode ser ignorada por nenhum brasileiro, baiano ou não.

No mesmo momento, repassei para nosso amigos Claudemiro, para divulgar o evento  no WWW.folhadoreconcavo.com.br e liguei para Hotel Casarão reservando um apartamento para participar de tão importante festejo.

Cidade com participação ativa nas lutas libertadoras do Brasil, com uma riqueza ,  potencial turístico; musicalidade; gastronomia  e posição geográfica  privilegiada , Santo Amaro  tem tudo para ser um dos grandes destinos turísticos do Brasil a qual  ficará ainda mais atrativa se em um dos seus casarões abrigar um museu da música baiana. O acervo e história de Assis Valente, Caetano , Maria Betânia, já é mais do que suficiente  para justificá-lo.

Que os festejos em homenagem a  Assis Valente, no próximo sábado, dia 19.03.2011, inspirem os homens públicos e  empresários santamarenses  a  não adiar a decisão de grande importância para  as novas e futuras gerações do  universo da história e  musicalidade santamarense.

Nenhum comentário: