sábado, 19 de março de 2011

VÁ DE BIKE

RECORTADO DA TRIBUNA DA BAHIA


Feira de Economia Solidária no Espaço Cultural da BarroquinhaPublicada: 18/03/2011 17:04| Atualizada: 18/03/2011 17:01


Em comemoração aos 462 anos da cidade do Salvador, dia 29 de março, a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) promove a Feira de Economia Solidária, até o dia 30 de março, no Espaço Cultural da Barroquinha. Para o secretário Emerson Palmeira, a feira tem o objetivo de gerar emprego e renda para dezenas de artesãos e aproximar do grande público profissionais talentosos, “alguns deles com clientes em outros estados e até no exterior".

 Desde a abertura da feira no dia 14, os artesãos expõem e comercializam seus trabalhos de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas. O acesso é gratuito e a coordenação do evento é de responsabilidade da Coordenadoria de Projetos Alternativos para Geração de Emprego e Renda da Setad.

A Feira apresenta produtos de moda, decoração e utensílios domésticos, confeccionados com variada matéria-prima, a exemplo de tecidos, fibras, palhas, tintas especiais, couro, miçangas, papel e materiais reciclados. A programação será encerrada no dia 30 de março com a apresentação do Grupo de Samba de Roda das Marisqueiras, de Ilha de Maré.

No Campo Grande

Amanhã e domingo (19 e 20), a Setad levará a Feira de Economia Solidária para a Praça do Campo Grande onde o público, além de ter acesso à exposição e comercialização dos produtos artesanais, poderá desfrutar de boa música com a apresentação coordenada pelo maestro Fred Dantas, no sábado, e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojibá) regida pelo maestro Ricardo Castro, no domingo, às 20 horas.

Além de coordenar o evento, fornecer apoio logístico, identificação visual e divulgação, a Setad buscou importantes parcerias com instituições que ministram palestras e disponibilizam serviços, a exemplo do Sebrae, que forneceu aos artesãos orientação empreendedora, o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), que promoveu palestra sobre os direitos da mulher e a Secretaria Municipal da Reparação com a divulgação do Observatório de Discriminação Racial.

Os técnicos da Setad também estão disponibilizando informações e orientação sobre acesso ao crédito e regularização da atividade de artesão, enquanto a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria realizou avaliação nutricional com os participantes.

E como o interesse é manter um espaço permanente como forma de incentivo à geração de trabalho e renda no município, a Setad firmou parceria com a Fundação Gregório de Mattos, que administra o Espaço Cultural da Barroquinha, para que a Feira de Economia Solidária seja realizada no local na última semana de cada mês, até o final de 2011.

Nenhum comentário: