domingo, 13 de março de 2011

DOAÇÃO DE LIVROS

JABUTIS VAGAROSOS DO DIA 12.03.2011.

Valci Barreto,

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com

Como todos que participam dos nossos blogs e passeios ciclísticos, notadamente os que envolvem  o Jabutis Vagarosos e muraldebugarin.com, doamos e estimulamos a doação de livros usados, pregamos a educação para o transito e o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e  lazer.

Em vez de arrecadarmos livros, que também eventualmente podemos fazer, preferirmos mostrar para as pessoas que, entre as inúmeras possibilidades de uso de bicicleta, está a de conduzir ainda que um só,  livro para doações a quem gosta de ler , a pequenos sebos ou bibliotecas comunitárias. Ao doarmos um livro, pedimos sempre a quem receber que repita o nosso gesto, pedindo sem que não joguem livros no lixo.

Tomando conhecimento desta nossa ação, fomos convidados pelo Jornal  `A Tarde para prestarmos depoimento de como funciona esta nossa atividade.  Honrados com o convite, marcamos um um encontro na ciclovia da Centenário, em frente ao Shopping Barra , e convidamos os pedalantes que quisessem, que pudessem participar do passeio jabuti de hoje.

Apesas de divulgado em nossos sites, compareceram apenas Valci, Bugarin e Paulo Vilares. Como é da Cartilha do Jabutis Vagarosos, quando marcamos um passeio , ele acontece ainda que com uma pessoa só. Hoje estávamos em tres.

No horário e local combinado estávamos lá e também o fotógrafo de A TARDE, MARCO AURELIO. Após as fotos e despedida de Marcos, seguimos em direção à biblioteca do do Calabar para doarmos livros. Por ser sábado, a biblioteca estava fechada ; mas fizemos a entrega ao seu Manuel que tem uma marcenaria ao lado da mesma biblioteca.

Após o Calabar, seguimos em direção ao Porto da Barra para uma visita ao SEBO PRAIA DOS LIVROS,  que estava fechado, certamente por viagem da simpática proprietária Daniele.

Seguíamos pela orla quando, em frente ao Farol da Barra, fomos abordados pela figura simpática, querida, liderança dos pedais da Paralela, o dinâmico ELSON SIQUARA, do muraldeaventuras.com.br. Aí foi festa, vídeo e uma importante entrevista que matou a nossa curiosidade , notadamente a de  Paulo Vilares que, demonstrando ser visitante assíduo do Mural, tudo perguntou e de Élson teve a resposta.

Nenhum de nós conhecíamos o Élson, a não ser por trocas de  e mails e acompanhamento on line das ações dos nossos blogs e passeios ciclísticos. Como esperava, o Élson é muito simpático,  espírito de liderança, civilidade , dedicação ao ciclismo , notadamente às trilhas, bem articulado, presença contagiante, um “figuraço”, enfim.  No encontro ficamos certos de que iramos fazer uma visita ao pedal do muraldeaventuras, brevemente. Paulo garantiu, além da visita, uma pedalada no grupo. Eu e Buga vamos preferir apenas visitar e fotografar , pois não agüentamos o pique do pessoal, dizendo Buga: “isto não me pertence mais”. A mim, nunca pertenceu. Acho que já nasci jabuti nos meus pedais.

Após o papo, vídeo , foto, Paulo seguiu o Élson para dar seu primeiro treino no mural. Foram subir a ladeira da Barra. Eu e Buga seguimos , demos uma parada no SPEEDO LANCHES, em Ondina, onde encontramos o Tiago Bugarin em uma destas coincidências. Reidratávamo-nos  quando reaparece o Paulo Vilares que, após sentar em nossa mesa declara  o que já sabíamos: “Quando eu estava em  um terço da ladeira, Elson já estava no topo... Tenho que treinar muito para acompanhá-lo.” “Élson me humilhou!!”

Após este encontro, Paulo seguiu para o Rio Vermelho, para visitar seus país e nós retornamos para nossas casas.

Buga ficou um tempo aguardando um ciclista que está chegando em Salvador e quer um apoio para conhecer nossa cidade. Como não houve contato,despedimo-nos , terminando assim nosso jabutis; hoje sem a merenda no Apipão , vencida pela “concorrência “ do SPEEDO LANCHES, em Ondina.

Um belo passeio, que não só foi melhor porque  três componentes de carteirinhas do Jabutis que esperávamos para hoje não puderam comparecer: Itana, Rose e Deraldo Dias.

Fizemos fotos e vídeos que serão postados no muraldebugarin.com, bikebook.blogspot.com e no you tube.

Obrigado ao Jornal à Tarde pela atenção dada aos nossos movimentos, cuja divulgação com certeza levarão mais pessoas a tomar consciência de que gestos simples, baratos, sem carregar peso, podem contribuir para melhorar o mundo, como a distribuição de livros usados em um equipamento tão simples como a bicicleta;  da melhor forma: passeando.

Sempre estávamos levando livros para a Biblioteca do Calabar porque, nas proximidades de onde moramos  é a que percebemos a melhor organização e certeza de que está sempre aberta à sua comunidade.

Já fizemos um passeio para doação de livros para a Associação do Roça do Sabino, Tomamos conhecimento de que os livros estão sendo usados, o que muito nos alegra , estimulando-nos a dar novos passeios por lá para levar mais livros.

Locais e pessoas que recebem livros usados estão relacionados no muraldebugarin.com e no bikebook.blogspot.com, a exemplo de Igreja da Vitoria, Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba, Senhor Alfredo, na Sete Portas, ao lado do Mercado da Sete Portas, entre outras.

-Quem viajar para o interior, lever um livro ou uma revista e faça doação a crianças ou a bibliotecas comunitaria.

itanamangieri@gmail.com

=====================================================
vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=C8C4XyO2nbU – Élson do muralde aventuras

===========================================
http://www.youtube.com/watch?v=eJpTSlKaQS4   - doando livros na biblioteca do Calabar
=====================

===========VEJAM FOTOS NO MURALDEBUGARIN.COM, EM "galeria do mural"