terça-feira, 7 de junho de 2011

Onde Pedalar sofre pressão por censura

Onde Pedalar sofre pressão por censura

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
A força do "mercado" da bike mostrou toda sua força hoje. Por termos publicado as opções do cidadão brasileiro ao comprar no Paraguai, empresas brasileiras que preferem a não concorrência mostraram sua força.


Semana passada estive no Paraguai e me assustei com a diferença do preço de alguns componentes. Fiz amatéria que esta no site e desde então algumas pessoas com medo da concorrência me enviaram emails que respondi poderadamente.
Hoje para minha surpresa recebo um email acusando o Onde Pedalar de “estar prestando um desserviço ao mercado” e agora o email abaixo da Revista Bicicleta, com o qual tínhamos um acordo comercial, simplesmente pondo fim ao relacionamento. Provavelmente os anunciantes da Revista se fizeram sentir. Como somos independentes, eles não podem fazer o mesmo com o Onde Pedalar.
Tudo isso não passa de um censura por força econômica. O OP não incentiva nenhuma forma de ilegalidade e na matéria em questão, todos os comparativos foram feitos com a aplicação do imposto de importação aplicado a viajantes que é de 50%. Eu não vou inferir no porque da brutal diferença de preços mesmo com os impostos aplicados, pois não tenho informações confirmadas sobre o mercado brasileiro para fazê-lo.
Espero que vocês leitores, que são o foco e para quem o OP trabalha, tirem suas conclusões e vejam como é o mercado da bike no Brasil.
O OP continuará independente e agora mais crítico ainda sobre assuntos relacionados ao que o tal “mercado” quer enfiar goela abaixo dos ciclistas sem contestações.
Quanto a Revista Bicicleta, ela começou diferente, ganhou a simpatia de algumas pessoas e até mesmo de mim, mas pelo que vemos nas últimas edições, os assuntos se voltaram ao que os anunciantes querem que ela publique.
Eu venho de um jornalismo independente, já prestei serviços para as principais revistas brasileiras, entre elas, Veja, Época, Carta Capital, Exame, Você S.A; e sei que uma veículo forte é aquele que esta do lado dos leitores e não a serviço dos anunciantes. E assim continuará o OndePedalar.com.
Gostaríamos de saber sua opinião se em publicar a matéria sobre compras legais no Paraguai estamos prestando um desserviço aos ciclistas. Caso tenha algo a dizer a quem esta tentando censurar o OP, os respectivos emails estão abaixo.
Emails recebidos:

fromElcio elcio@eccop.com.br
to"ondepedalar.com" ,
dateTue, Jun 7, 2011 at 1:15 PM
subjectparaguai
hide details 1:15 PM (1 hour ago)
 
 
Bom dia Marcelo.
Por favor, retire tudo o que tens da Revista Bicicleta em teu site.
Fiquei mto surpreso com a matéria abaixo sobre comprar peças no Paraguai.
Sei que não estás incentivando a ilegalidade, etc.
Mas foge dos princípios de nossa revista que incentiva a compra no Brasil afim de fortalecer o mercado interno e proporcionar o consumo com um preço e concorrência justos.
E isso não é possível com a diferença de 30% por ex...O mesmo se dá como que vem da China...
Além do mais, Paraguai tem uma conotação negativa qdo se trata de mercado...
Por favor, Marcelo, não me entenda mal, não estou dizendo que  que estás incentivando algo ilegal - longe disso.
A questão é que queremos  fortalecer o mercado interno e enfraquecer o dumping.
Temos recebido e-mails de nossos leitores que ficaram indignados qdo viram a revista num site que incentiva comprar peças no Paraguai.
Por favor, Marcelo, retire nossa revista de seu site !
Atenciosamente,
Elcio
Revista Bicicleta

fromNildo Guedes nildoobiker@yahoo.com.br
tocontato@ondepedalar.com
dateMon, Jun 6, 2011 at 5:53 PM
subjectCompras
hide details 5:53 PM (20 hours ago)
 
Sua matéria é no minimo interessante pra quem "vive" do mercado Brasileiro como seu site por exemplo, é legal acordarmos cedo, pedalarmos até nosso trabalho, batalharmos pelo nosso espaço e derrepente alguém ensina o "caminho das pedras" aos nossos clientes brasileiros e isso afeta um pouco o mercado por todos os lados.
Se eu enviar o link de sua matéria pra um terço dos contatos de loja no Brasil e outro terço de distribuidores será que alguém vai anunciar em seu site?
 
Abraço e parabéns pela matéria!!!






Continui firme Rudini. o que é bom para o ciclista paraguaio é para nós também. Estive em Madri e me assustei: uma bike dobravel que no brasil custa um mil e duzentos reais, lá estava por trezentos e cinquenta reais. Obvio que seu dever de jornalista e de ciclista é nos informar. Voce esta, sim, prestando um serviço aos ciclsitas brasileiros.

valci barreto, salvador bahia

======================
nota do bikebook: MARCELO RUDINI JÁ NOS DEU A HORNA DE UM PEDAL EM SALVADOR, CONFORME MATERIAS PUBLICADAS NESTE SITE E NO MURALDEBUGARIN.COM. HÁ VIDEOS DO SEU CICLOTURISMO EM NOSSA CAPITAL, NO YOU TUBE. Seu site e mobilização em favor das bicicletas é de referencia internacional.

valcibarretoadv@yahoo.com.br

Nenhum comentário: