domingo, 8 de julho de 2007

BOCA DE GALINHA

BOCA DE GALINHA - Uma viagem gastronômica pela periferia de Salvador.
by valci


Um grupo de fotógrafos, amadores e profissionais, realizaram um passeio fotográfico na Suburbana. O tema seria TREM DE FERRO. Os participantes foram avisados de que o almoço seria em um restaurante do mesmo local do passeio. Como alguns componentes eram afeitas às mesas bem forradas , maitres e garçons de roupa e corpo esticadinhos, vizinhos de mesa enfatiotados, cadeiras bem acolchoadas e brilhosas, foram estes logo avisados: é um restaurante muito simples, mas tem compensação: a comida é boa e barata. Terminada a caminhada, fomos ao restaurante. Como dito, tudo muito simples. Estava cheio, inclusive de pessoas conhecidas, a exemplo do advogado UBALDO PEREIRA. Dei de cara com Nilton, antigo funcionário do Fórum Rui Barbosa. Era o proprietário: "é meu e de minha família", disse-me ele, com muita humildade, referindo-se ao restaurante. Chegaram os pedidos e todos comentaram: olha o tamanho do camarão!? -"Quase lagosta", afirma a repórter do Correio da Bahia e advogada, Luciana Barreto, que também participava da caminhada. A primeira garfada não deixou dúvida: ali estava a comida de causar admiração aos mais exigentes paladares, em um local bem baiano, com um lindo pôr do sol derramando seus últimos raios e cores pela nossa Bahia de Todos os Santos. Cena amadiana, ao vivo e em Cores. Só faltavam os tambores, pandeiros e violões. Saímos dali certos de que voltaríamos. Eu voltei inúmeras vezes, inclusive com amigos. Todos adoraram. Já com certa fama na boca do povo, a TV o descobre e mostra o BOCA DE GALINHA, no REDE BAHIA REVISTA, em reportagem de grande audiência. Uma vez me dei mal. Uma nova reportagem na TV e o lugar se encheu de novos clientes que limparam pratos e panelas. Voltei com fome. Atualmente, antes de me dirigir ao Boca, dou uma ligada :
-tem camarão aí, minha gente? Mesmo sem reportagem de tv, o local está sempre bem freqüentado. E Nilton só serve camarão se os encontrar frescos e grandes. Se não , desloca-se em seu encalço para buscá-los onde estiverem escondidos: Valença, Sergipe, extremo sul e por aí vai. E só os trazem se ele ou um dos familiares aprovarem; garante Nilton. O Boca é longe para quem mora no Centro de Salvador e nunca foi até lá. Como para o curioso, e para o que gosta do que é bom, chão nunca é problema, um dia a pessoa vai até lá. Aí fica freguês e leva mais gente. E ainda diz: ´´pertim pertim´´.... Não tenham medo de irem até sem endereço em mãos. Pelo caminho, todo mundo na estrada sabe onde fica. Do Mercado Modelo até lá são 17 km. Vá direito pela Suburbana até São Bartolomeu. Quando ali chegar, qualquer pessoa vai informar onde fica. Está ali pertinho. No meu caso,na segunda vez que decidir ali voltar fui fui preocupado em não localizá-lo. Parti, mesmo na dúvida. Fui perguntando: quitandas, botecos, posto de gasolina e, acredita quem quiser: todos sabiam onde ficava a comida que eu procurava. Mal começava a perguntar: "onde fica um restau..." a frase era de imediato concluída pelo interlocutor que apontava a direção. Você acerta na mosca. E no camarão do Boca. Perguntem para doutora Isabel Câmara, Procuradora do Município de Salvador, advogados Ubaldo Pereira e Francisco Moscato; médicos do Hospital Espanhol, Valdir, funcionário da Caixa Economica Federal do TRT , que eles dirão o que é o Boca de Galinha. Nosso saudoso colega, CÍCERO VILLAS BOAS, disse-me que saia de Salvador para Cachoeira de São Felix somente para comer uma canjica de milho. Várias vezes fui a Santo Amaro sòmente para comer uma maniçoba junto aos meus amigos JORGE PORTUGAL e ITAGILDO MESQUITA. O BOCA DE GALINHA é bem mais perto! (Rua da Estação, 58, Plataforma, final de linha de São João do Cabrito, fones 3398-1232 / 9979-5225)

Nenhum comentário: