domingo, 21 de outubro de 2007

BICICLOTECA III 21.10.2007


PASSEIO CICLISTICO, BICICLOTECA III





Valci Barreto
Editor do MEU ZINE e do
BIKEBOOK.BLOGSPOT.COM
-PUBLICADO NO MURALDEBUGARIN.COM



Pelo terceiro ano consecutivo, LÁZARO, do NATURABIKEAÇÃO, organiza o passeio ciclístico BICICLOTECA que leva livros e revistas para formação de bibliotecas comunitárias.

A comunidade escolhida para o de hoje foi a do MSTS, que ocupa, atrás da Igreja do Bonfim, a antiga fábrica de roupa TOSTER.

Segundo nos informaram José Raimundo, Rute , Silvana e Gramacho, líderes daquela comunidade, cerca de oitocentas pessoas ocupam aquele espaço, muitas delas, crianças.

Ficaram combinados três lugares para as agregações dos ciclistas do pedal de hoje: estacionamento ao lado de A Porteira, no Dique do Tororó, Marechal Rondom, de onde sairia o Naturabikeação e o Largo do Retiro, onde estavam o Amigos do Tony, onde taqmbém seriam realizadas gravações para o programa Rede Bahia Revista.

Entre outros, participaram do passeio os líderes dos grupos: Lázaro, Tony, Lindo Olhar, George Argolo, representando o Ciclobahia, Marcão do pedal da Academia Stillus, Tio Lu, Anjos de Bike, Gilson Cunha da ASBB e Valci Barreto, representando os Jabutis Vagarosos e muraldebugarin.com.

Tudo aconteceu como previsto: foram feitas as gravações, participu um número significativo de pedalantes, foi arrecadado o maior voulmes de livros e revistas de todos os passeios anteriores, as emoções pelos caminhos, passagem pela feirinha do Jardim Cruzeiro , paradas para fotos, divulgaçao de nossos passeios e o excelente contato dos ciclistgas com sua simpática e competente equipe do Rede Bahia Revista.

Para a gravação, a vedete seria, e foi, as relações afetuosas entre Tony, líder do Amigos do Tony , e dona Francisca, sua sogra. Genro, sogra e seus familiares elevaram o humor, deram o tom das brincadeiras em todo o passeio. Por pouco não passou a ser o PEDAL DA SOGRA. Mas foi lançado este, para os próximos dias ou meses.

Desde as vésperas que Lázaro vinha agregando pessoas, providenciado apoio da SET e Policia Militar, tendo o inestimável apoio do Gilson Cunha que , nestes últimos dias se dedicou ao passeio como se fosse o seu ASBB, levando, inclusive, uma bicicleta para dona Francisca, vez que a dela estava quebrada.

Emocionante o encontro de todos os grupos, ocorrido após a ladeira dos Motoristas.

Aproveitou o George Argolo, habilidoso cicloativista, para conclamar os Amigos do Tony para participar do Ciclobahia, o que foi garantido pela equipe.

Contemplando a beleza da cidade baixa, o mar da Ribeira , pedalando sob o olhares curiosos dos circunstantes, chegamos ao nosso destino, tendo sido muito bem recebidos pelos destinatários do Bicicloteca .

De logo, fomos agraciados pelo interesse de muitas crianças que foram, de imediato, apanhando, abrindo , folheando, lendo os livros doados, garantido os moradores , através de um dos seus líderes, Gramacho, que já está separado o local para a implantação da biblioteca naquele prédio.

Terminada a entrega, realizadas seções de fotos , agradecimentos , despedimo-nos e subimos até a Igreja do Senhor do Bonfim, que estava cheia de fieis em suas orações.

Da igreja os grupos se separaram , cada um seguindo o seu destino de retorno. Valci; George e seu primo Mauricio, que hoje foi batizado e demonstrou ter sido contaminado pelo vírus ciclístico; Eduardo; Tio Lu; Fausto, formamos um grupo e retornamos. Ficaram todos os participantes certoas de que realizamos um grande , alegre e proveitoso passeio. E que a missão foi cumprida.

O bicicloteca é realizado todos os anos, no mês de outubro. Mas ele é apenas simbólico porque, recomendamos a todos para ,mesmo em passeios individuais, que cada ciclista pegue uma revistinha infantil, um livro, ponha na sua mochila , ou vasilha e entregue em entidades como bibliotecas comunitárias, igrejas , clínicas pisiquiátricas, pequenos sebos, onde estes materiais são por demais aproveitados. Mesmos com livros e revistas usadas, um gesto simples como este pode mudar a vida de muita gente. E com certeza para melhor. Faça dos seus passeios diários um pequeno bicicloteca.

A divulgação pela Rede Bahia Revista, de passeios como o de hoje, em muito contribuirá para que mais pessoas possam estar nas ruas de bicicletas, realizando ações filantrópicas, ajudando na conservação do planeta, tornando viável o uso da bicicleta como lazer e meio de transporte, elevando o espírito de solidariedade entre as pessoas. Por tudo isto, os nossos agradecimentos, bem assim ao inestimável apoio da Policia Militar, Set, Pelotão Ágiua, para a segurança de mais este belo passeio.

Parabéns especiais para Railson, filho de dona Francisca, a sogra: Não pedalou. Porém, foi de carro, apoiando e levando centenas de livros e revistas para esta missão. Foi quem mais arrecadou e quem mais levou.

Agora, é só olhar as as muitas fotos postadas no muraldebugarin.com , em "galeria de fotos". Atuaram como "fotógrafos" : Valci, George Argolo, Gilson Cunha e Eduardo, um dos mais entusiasmado do passeio.

Curiosidade: Sòmente neste passeio o George veio a conhecer Gilson Cunha, Tony e sua sogra ! Não perdeu oportunidade: quer todos atuando no Ciclobahia!

Sugestão do Tony, aceita por todos: um café da manhã, respeitoso, sem barulho, mas com faixas reivindicatórias e um bate papo , em frente a casas de autoridades, inclusive do Prefeito, reivindicando equipamentos urbanos em favor das bicicletas. Desde a madrugada será feito um platão e serão convidadas as autoridades para tomar o CAFÉ REIVINDIATÓRIO DO TONY.

É aquela história, em cada passeio, um novo é gestado!

Mais dois foram apresentados hoje:

PEDAL DA SOGRA
CAFÉ DA MANHÃ REVINDICATÓRIO DO TONY.

Todos nós estaremos nos dois!! e nos outros que surgirem.

Sentimos a falta da nossa querida ITANINHA, que esteve em todos os BICLOTECA e hoje inaugura seu apartamento no estado do Pará, para onde se mudou.

Mas nos ligou falando de suas saudades.


-publicado no muradebugarin.com
e no bikebook.blogspot.com