JABUTIS VAGAROSOS– PERFIL-CARTILHA. PASSEIO DE 03.08.2008:
Valci barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
Folhado recôncavo.
(OLHAR SEMPRE: muraldebugarin.com , que integra este blog, especialmente nas fotos, que estão em "galeria de fotos", do muraldebugarin.com)
CARTILHA E PASSEIO DOS JABUTIS VAGAROSOS.
-TEXTO GRANDE, MAS MUITO NECESSARIO, PRINCIPALMENTE PARA NÃO DEIXAR DUVIDAS PARA QUEM QUER PARTICIPAR DOS PASSEIOS JABUTIS.
JABUTIS VAGAROSOS É UM GRUPO DE PASSEIO CICLISTICO, de Salvador-Bahia, ABERTO PARA QUALQUER PESSOA . NADA COBRA. PODE VIR COM QUALQUER camiseta, tênis, BICICLETA nova, velha, cara , barata, enferrujada, desde que rode. RECOMENDAMOS O USO DO CAPACETE. CADA UM PAGA a SUA DESPESA E A AMIZADE CONTINUA.
SAIDA PONTUAL NO HORARIO E LOCAL MARCADOS.
Marcados locais e horário de saída, quem quer vai, quem não quer não vai. NÃO PRECISA FICAR LIGANDO PARA SABER SE VAI OU NÃO SAIR o passio.
Agendado o passeio ele sai no horario, ainda que com uma pessoa só. Todas as comunicações são por e mail .
Ou através de avisos postados no muraldebugarin.com Os avisos dos jabutis geralente são postados nas quintas , sextas e sabados no muraldebugarin.com. Não mandamos recados nem telefonamos.
TODOS SÃO CONVIDADOS,DESDE QUE OBSERVADOS O PERFIL, CRITERIOS, CARTILHA DOS JABUTIS.
Saída pontual do lugar que for marcado. O passeio é para quem gosta de conversar, visitar livrarias, sebos, espaços culturais, museus, bibliotecas comunitárias, pequenas quitandas, visitar amigos em hospitais, casa de comadre, compadre, clubes sociais, festas shows, merendar ou almoçar , normalmente em barracas de frutas, quitandas, restaurantes simples. Tudo sem 'vamo vamo " "ta hora" , "arrocha, arrocha". Quem quiser fotografar, terá o tempo que quiser, especialmente se o fotografo for o bugarin, do blog muraldebugarin.com. Ninguém pode dar pressa a ninguém. Pode sugerir para sentar, levantar, ir embora, mas sem correrias, estress.
Pode vir pobre, bonito, feio, rico, letrado, analfabeto, com qualquer roupa ou bicicleta, desde que rode. Quem participa, paga as suas próprias despesas. Exige-se o uso de capacete, para segurança do ciclista. Mas se vier sem ele, pedala do mesmo jeito.
As despesas, cada um paga a sua e amizade continua. A turma do jabutis, de um modo geral não bebe mais do que água, sucos e refrigerantes. Nada contra quem toma uma cervejinha, desde que não se embriague nem imponha que os outros fiquem esperando que ele baba todas.
Todos os avisos são postados no muraldebugari.com , a partir das quintas feiras. Alguns não postamos porque pode ser para pessoas, grupos ou finalidades especificas.Normalmente acontecem os passeios em sábados, domingos e feriados pela manhã. Se você não recebeu um e- mail ou não foi avisado no mural é porque:
não vai acontecer.Ou, por algum motivo, seu nome não constou.Mesmo assim, sinta-se sempre convidado se voce gostar do jeito jabuti de ser e de pedalar.
PARA O DO PROXIMO DOMINGO, 03.08,ALEM DO PERFIL JABUTIS, SÃO CONVIDADOS TODOS; DESDE QUE ESTEJAM EM CONDIÇOES FISICAS DE PEDALAR ATÉ a Calçada, onde pegaremos o trem e seguiremos para almoçar no Boca de Galinha, na Suburbana. Não ligaremos para saber se o restaurante está funcionando, se vai abrir ou não se tem ou não comida, se está ou não cheio de gente. Vamos de todo jeito. E, se não tiver comida, o trem não funcionar, sentaremos em alguma barraca, quitanda e faremos, com a mesma alegria ,o nosso “almoço.”, com bolacha, farinha, frutas, jaca , melancia. Comida nunca é problema para o Jabuiti. Jabuti improvisa. E muito. Deixaremos as bicicletas amarradas na Estação da Calçada e seguiremos de trem. Retornaremos de trem , pegamos as bicicletas e voltamos para casa.
VOCE, QUE ESTÁ RECEBENDO ESTE E MAIL, PODE CONVIDAR QUEM VOCE QUISER. MAS POR FAVOR: Mostrem esta cartilha. NEM ADIANTA LIGAR PEDINDO PARA ESPERAR. Jabutis, simplesmente, não espera.
As bicicletas que temos para emprestar já estão todas comprometidas com
DRA. NICIA OLGA.JOELZA.KARLA MENEZES. Mesmo que elas não venham, não serão cedidas para outras pessoas, não temos condiçoes de "adminstrar idas e vindas de e mail e fones." Tudo que fazemos é amador e no tempo que aproveitamos fora do horario de trabalho .
Pessoas que normalmente estão nos Jabutis:ItanaRose,BUGARIN,Deraldo Dias,Tude,Sergio Bezerra,George Argolo,Jaime Almeida,Tio Lu.Porém , normalmente, todos são convidados. MENOS OS APRESSADOS, MAL HUMORADOS, INDISCIPLINADOS, PESSOAS QUE NÃO SE ADAPTAM AO CONVIVIO EM GRUPO, QUE RECLAMAM DE TUDO, que não se adaptem às improvisações decidas no roteiro não encontram espaço no Jabutis.
Marcado o local e horário de saída, não adianta ligar para pedir para adiar, mudar roteiro, ou aguardar. Quando marcado ,é porque: vai acontecer, ainda que com uma pessoa só.
O jabutis detesta aqueles telefonemas:" todo mundo já chegou?” "Me espere”,” tô saindo”,” to chegando”.
Temos respeito pelo que cansar. Por este esperamos sempre que descanse para retornar ao pedal. Se a pessoa quiser desistir, no meio do caminho, por qualquer motivo, decide-se na hora o que fazer : ela volta só, chama-se um táxi que o levará, por conta do desistente, para o seu destino. Ou voltamos juntos. Decidimos na hora, com todo o respeito a quem desiste. A emprea LIGUE TAXI 33577777, avisada que tem passageiro com uma bicicleta para conduzir em taxi, nunca me deixou na mão. Marcada uma saída para mais longe, se alguém tiver compromisso de hora para voltar, deve avisar antes do início do passeio. Este não pode ser atrapalhado por quem tem compromisso de horário de retorno. Então, antes da saída, todos já devem avisar que horas devem estar em casa para , em conjunto, decidirmos o que fazer. Se furar um pneu, quebrar uma bicicleta, decidimos na hora o que fazer. Mas não abandonamos o participante. Todos têm que esperar. Se algum preferir, pode deixar o Jabutis e seguir sozinho. Este não é Jabuti.Nada de buzinadas, gritarias, desrespeito às pessoas. Isto nem é pensando nos Jabutis. Simplesmente não acontece.
Não é obrigatório; mas insistimos muito, para a segurança do ciclista, no uso do capacete. Trazer água em mochila , cestinha, ou camel back . É um item importante ,principalmente quando o grupo for maior, para evitar paradas desnecessárias. Com pouca gente, o que normalmente acontece, não há problema, mas quando há muitas, multiplicam-se as paradas desnecessárias, o que retarda o passeio, sem necessidade. Toda sugestão para melhorar será sempre bem vinda, apreciada e decidida.
Radical, é só a hora marcada para a saída. E, quando há, o destino e roteiro. O roteiro, de um modo geral, é decido no curso do próprio passeio. O destino final, se marcado, também é rigoroso: temos que lá chegar. Só não chegaremos se houver motivo muito justo. Também o roteiro, o destino, não acontecerá se , marcado, só aparecer uma só pessoa para participar. Neste caso, podemos desistir, por problemas de segurança. Mas a partida será dada, ainda com apenas um só pedalante. .No próximo passeio jabutis, 03.08, às 07.30 , já estaremos em cima das bicicletas. Por isto, quem quiser , deve estar pelo menos dez minutos antes para : tirar bicicleta do carro, pegar a emprestada, arrumar o corpo na bike.
Seguiremos para pegar Rose e Deraldo no bairro da Graça. Mas passamos apenas em frente à casa, não interfonaremos nem ligaremos antes para saber se acordou ou não. Não estando no portão, ja com a bicicleta em ponto de partida, seguiremos para a Fonte Nova, para saudar o passeio da ASBEB.
9.10 HORAS, seguiremos para a calçada ; e, de lá, para o Boca de Galinha.
9.10, pontualmente, estaremos saindo da frente do Restaurante A Porteira, Fonte Nova, tendo ou não saído o passeio da ASBEB.
Quem tem pressa, a turma do “ vamo vamo, “espera ai que já tô indo” . “vambora logo” ” “to com pressa”, mal humorados, os que reclamam de tudo, estão sempre desconvidados.
Gostamos de qualquer bicicleta, até enferrujada, desde que rode; porém, a mais apropriada é a que tem: descanso, cestinha ou bagageiro, espelhos retrovisores, trava para amarrar em alguns lugares , como museus, bicicletários, bibliotecas comunitárias, hospitais, jardins , shows etc. que comumente visitamos.
Há muitas fotos de passeios jabutis no muraldebugarin.com , em “galeria de fotos”.
AOS JABUTIS DE CARTEIRINHAS:
SAIREMOS , PONTUALMENTE DA FRENTE DA PADARIA APIPÃO, SABINO SILVA, 7.30.
09:10 deixamos a ASBEB . Quem tiver com horário de retorno, avisar antes da saída para decidirmos o que fazer e como fazer.
Nosso compromisso, no entanto, é estarmos no ponto de retorno no Maximo às 17 horas, por problemas de segurança.
PODEM CONVIDAR QUEM QUISER, DESDE QUE VEJA BEM AS NOSSAS RECOMENDAÇOES.
Não convivemos com estressados, apressados, turma do " VAMO, VAMO."tá na hora" Tô com pressa".
Saída pontual, 7.30 da manhã, da frente da padaria Apipão, na Sabino Silva. Quem quiser tomar café, não chegar com a lingua de fora , própria dos atrasados, chega antes e aguarda dentro da PADARIA APIPÃO. Nos fundos há mesas para sentar e tomar café. Podem nos aguardar lá. 7.30 estaremos também, já na frente, montados para a partida.O que não está aqui, e acontecer diferente, será improvisado, decidido, onde o problema ocorrer.
Bike abraços,
JABUTIS NÃO TEM DONO,CHEFE, TODOS OPINAM E DECIDEM ONDE HOUVER PROBLEMA. RESPEITO, EDUCAÇÃO, ausencia de preessa , ESTRESS OU VAMO VAMO, são suas características próprias. MAL HUMORADOS, NEM PENSAR EM APARECER. Apressados, estressados, atrasados, estão autorizados , o que recomendamos, a criar seu próprio grupo ou sair por ai sozinho; nos Jabutis, jamais. Gostamos de grupos, de amizades em grupo, de construirmos em grupos. Porém, com muita educação, respeito, alegria, bom humor, disciplina . E tudo bem simples. Igualzinho a uma bicicleta.
Evitar atender celular enquanto pedala, por problemas de segurança. Evitar também ficar parando toda hora para atender celular. Isto não é bom para ninguém.
Não atenderemos celulares , telefonemas ,antes das 7.30, para evitarmos aqueles : “me aguarde que tô indo” “Me aguarde que tô chegando” . Jabuti tem coração mole e vai querer aguardar o retardatário. Como não queramolecer, não atende.
Quem quiser sair no Jabutis, comece agendando: os avisos são postados no muraldebugarin.com, nas quintas ou sextas feiras.
No passeio, sempre paramos muito para fotografar amigos, pessoas e coisas que encontramos pelo caminho. Se alguém quiser fotografar, não se iniba em pedir uma paradinha. Observar apenas o problema de segurança, tanto de trânsito como de assaltos, que, felizmente ainda não aconteceu no Jabutis. E oramos para jamais acontecer.
O passeio é lento. Mas a pessoa deve estar acostumada a pedalar; ainda que apenas em aula de academia; e que se equilibre em cima da bike. Quem não aguentar pedalar nas ladeiras pode descer da bike e subir empurrando. Jabutis adora empurrar bicicleta nas subidas das ladeiras. De qualquer tamanho, extensão ou aclividade. Achamos todas elas pequenas. Aliás, para nós, nem existem ladeiras em Salvador. Não cansamos em nenhuma que chamam de altas, grandes, etc. Simplesmente não as sentimos.
Vamos sempre evitar ficarmos distantes uns dos outros em nossos passeios.
Não esquecer, jamais: respeito , sempre e sempre, ao mais lento. Quem não gostar, pode seguir seu rumo e deixar o Jabutis seguire o seu. E estaremos empre em paz.
Veja fotos dos passeios jabutis no muraldebugarin. E no bikebook.blogspot.com
valcibarretoadv@yahoo.com.breditor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
99999221
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário