sexta-feira, 1 de agosto de 2008

BOAS NOTÍCIAS !

Valci Barreto
advogado, cicloativista,editor do bikebook.blogspot.com
colaborador do muraldebubarin.com
Leitor , incentivador de leitura, comércio e doações de livros usados.

Brevemente, não mais circulará carro pelo complexo universitário , Campus de Ondina. Veja matéria completa no site do Correio da Bahia (http://www.correiodabahia.com.br/), transcrita no bikebook.blogspot.com.
Nos debates de ontem, dos canditatos a Prefeito, pelo menos uma coisa nos alegrou: se nada fizerem, pelo menos alguns se lembraram que bicicleta é importante como meio de transporte.
Uma confusão que não se afasta da cabeça dos baianos: BILHÕES GASTOS PARA SEIS KM DE METRÔ! Ainda que fossem para doze ,não seria muito mais importante aplicasse um pouco deste dinheiro na implantação de ciclovias , ciclofaixas, e campanhas educativas , para que carros e bicicletas possam ,com segurança , circular nas mesmas pistas? Nesta hipótese, o lucro social seria bem maior. Não há necessidade , sequer, de estudos para esta conclusão.
O que está sendo implantado, merece muito mais a denominação de NESGUINHA, PUXADINHO, MICRO , MILIMETRÕ. Metrô mesmo é que não. E o negócio já se arrasta há séculos!

E não temos que ficar chorando e culpando os políticos: todos nós somos responsáveis por isto.Quanto ao afastamento de carros, do Campus de Ondina, é uma ótima forma também de educar nossa classe média , inclusive os filhinhos de papai, que não largam o carro nem para comprar pão , ou um Dorflex na esquina.
Parabéns aos que tomaram a iniciativa, que , com certeza, não são brasileiros, adoradores que são dos veiculos automotores, notadamente das "camonhonetonas".
Que me desculpem os administradores, inclusive o simpático e competente Reitor Naomar Almeida, brasileiro, para qualquer obra ou ação, só lembra do carro. Projetos como este, para o Campus de Ondina, merece nossos aplausos, seja de quem for a Iniciativa.
Vamos fazer um pedal comemorativo, só pela Noticia.Que a medida se estenda por todas as avenidas da Bahia, para o bem nosso e do Planeta. Não precisa tirar todos os carros das ruas, mas tem que se criar os espaços para as biciciletas que, felizmente ,foi muito citada ontem no debate dos candidatos. Agora é só esperar as ações práticas, concretas. E que não venham taxar as bicicletas a ponto de dificulatar o seu uso. Não se assutem se isto acontecer. Vamos estar atentos. Nosso governo sempre foi muito guloso em matéria de tributos. A prova já começa a ser dada: para conduzir uma bicicleta no Terminal Marítimo, (concessão de serviço público, cuja fixação de preço é do poder público),custa R$ 9.00! Transportando-se ali cinco vezes uma uma bicicleta ,l gasta-se a valor de uma usada, ou até nova em algumas promoções. !!! ÊTA POVO GULOSO!!
Vamos estar atentos. Vamos nos prevenir, mesmo comemorando as boas notícias.
muraldebugarin.com
bikebook.blogspot.com

Nenhum comentário: