domingo, 9 de agosto de 2009

ITAPAGIPE É DO PEDAL NOS ENSINA

ITAPAGIPE É DO PEDAL NOS ENSINANDO

Valci Barreto
Advogado, cicloativista baiano.
Colaborador do muraldebugarin.com
Bikebook.com.br



Depois de tudo que nos têm ensinado os pedais da ASBEB ,que acontece todos os primeiros domingos do mês, a partir da Fonte Nova, com saída às 09 horas, muitos outros grupos vem-se formando e trazendo de lá as boas lições como, evitar buzinadas; algazarras ; acrobacias; respeitar sempre os carros, ciclistas e pedestres; circular sempre pela direita, permitindo a fluência normal dos carros; levar lições de proteção ambiental; não fazer sujeira nas ruas.

O grupo Itapagipe é do Pedal, nascido dos passeios “Volta Ciclística Itapagipana”, organizados pelo vereador Everaldo Augusto, dos quais participavam os mais variados grupos como Suba Aí, Narandiba, ASBB, Jabutis Vagarosos, entre outros, é uma das suas melhores crias.

A pedalada de hoje, deste maravilhoso grupo, teve um roteiro que permitiu agregar pedalantes por onde passava. Infelizmente, pude participar apenas do trajeto entre o Rio Vermelho e o Jardim de Alá, em função de compromissos familiares do dia dos pais. Este pequeno trajeto meu, no entanto, permitiu-me tecer alguns comentários favoráveis ao grupo, sem desmerecer a nenhum outro.

Tinha ele tudo o que gosto de ver em um pedal pelas ruas de Salvador como, velocidade que permite até os novos pedalantes se sentirem à vontade, inclusive crianças; ordem , organização, respeito, ausência de buzinadas agressivas; um grande respeito ao rítimo de cada pedalante; paradas imediatas, respeitosas e compreensivas nos eventuais incidentes ; nobreza, enfim, no jeito de pedalar, aliado a um roteiro que abraçou locais encantadores da cidade e uma grande extensão.

Não sei se houve algum incidente depois do Jardim de Alá. Espero que não. Mas até onde pude ver, é um grupo que, com certeza, não somente aprendeu todas as boas lições dadas pelo cicloativismo baiano,como está nos ensinando a melhor forma de pedalar no centro da cidade e demonstrando o que acho muito importante: para que um grande passeio aconteça, em extensão e em número de participante, é perfeitamente dispensável venda de camisetas, cobranças de ingressos, taxa para participar, apoio da Policia Militar e do órgãos de transito, trio elétrico, carro de som, carimbos e burocracias outras. Com educação, respeito, presença nas ruas, vamos ganhando a confiança e o respeito de todos, independentemente de mil “arenguetengues” que muitos acreditam serem requisitos para colocar um grupo de pedal na rua.

De parabéns todo o Itapagipe é do Pedal, os grupos que participaram, a exemplo do Narandiba, Suba aí, Anjos de Bike, sempre presentes nestes movimentos; Merece um registro especial a educação e nobreza no pedalar do Sinvaldo um dos membros da equipe, a qual já tem calendário firmado para seus passeios: primeiro domingo após o passeio da ASBEB.

Agendem para fazermos crescer este grupo, que , sem qualquer dúvida, muito já está nos ensinando.

Não poderia haver melhor dia e pedal para Claudinha Adorno retornar aos pedais. Que ela não pare de novo!
===============
-AGENDEM: 04.10, GRANDE FEIJOADA, COM PEDAL, DO GRUPO SUBA AI. TODOS LÁ.

=PROXIMO DOMINGO, GRUPO NARANDIBA.

=SETE DE SETREMBRO GRANDE ENCONTRO NA RUA CHILE, JÁ GARANTIDAS AS PRESENÇAS DO SUBA AI, AMIGOS DO TONY, JABUTIS VAGAROSOS E OUTROS.

Nenhum comentário: