quinta-feira, 14 de julho de 2011

MORTE DE CICLISTA INSPIRA MOVIMENTO CONTRA A GUERRA NO TRANSITO

AOS MEUS AMIGOS, COMPANHEIROS DE PEDAL DE SALVADOR.


Valci Barreto

Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com



Há muito estamos pedalando em nossa Capital. Grupos como Jarraw, Itapagipe é do Pedal, Narandiba, Asbeb , ASBB, Amigos do Tony, SUBA AI, JABUTIS VAGAROSOS, pessoas  como Jarraw, Tony, Gilson Cunha, Bugarin, Itana, Buga, Mauricio da Asbeb, Cadu, Guy, Guerreiro,  e tantos outros, são verdadeiros guerreiros em favor das bicicletas nas ruas. A todos aqui citados, não interessa o uso da bicicleta apenas como um instrumento de lazer e transporte, mas um equipamento que fala em educação, respeito ao próximo,higiene nas ruas, respeito a doentes, velhos e crianças, filantropia,  na pregação permanente de pedais sem barulhos, sem sujeira buscando um diálogo permanente com os motoristas que teimam em matar, mutilar, estressar , agredir quando ao volante.

Nesta luta, surgiram novos aliados que trazem mais força , mais esperanças às nossas ações que são os grupos MASSA CRITICA , PEDALADA SALVADOR e MENINAS AO VENTO.

Como todos sabem, neste inicio de mês de julho foi atropelado e morto mais um ciclista em nossas ruas, por um motorista irresponsável na forma de conduzir o seu veiculo.

Não podemos contabilizar estas mortes como apenas mais uma. Uma sequer não deve ser esquecida.

Pensando assim, os novos e importantes grupos acima citados, estão  convidando todos os pedalantes baianos para um encontro de reflexão no próximo domingo,l das 09  às 12 horas, em frente ao 5º centro de Saúde, no Vale dos  Barris,  imediações do Nina Rodrigues.

Sabemos dos compromissos com passeios de todos os grupos. A pedido de alguns membros do  Massa Critica Salvador, Meninas ao Vento , estamos comunicando este evento e pedindo que todos que puderem  ponham nos roteiros dos seus passeios de domingo uma passagem pelo ponto do encontro, onde estaremos com faixas, falas, vídeos, e outros sinais que simbolizam a dor e o protesto pela falta de respeito à vida por parte de um elevado número de motoristas em nossas ruas.

Cada um de nós, que participamos deste movimento, independentemente de credo, condição econômica,idade  ou partido político,  quando presente a eventos como este, estamos dando a nossa contribuição em favor da PAZ NO TRANSITO.

Será um movimento ordeiro, como é a marca de todos os grupos do cicloativismo baiano.

Pedimos que os amigos divulguem em todos os meios de comunicação, rádio, TV, jornal, rádios comunitárias, lista de em mails, avisos em barracas , cabelereiros, salões de beleza, em todos os locais em que se possa comunicar este evento que não é destinado apenas a quem anda de bicicleta, mas a todos que se interessam por uma vida melhor  e pela educação para o transito.

O evento não é de nenhum grupo, de nenhuma liderança, de nenhuma entidade formal: é de todos que se interessam e esperam poder pedalar em paz em nossas ruas.

Já tivemos a confirmação de que o Narandiba, apesar de já ter  anteriormente agendando roteiro e destino do seu passeio mensal, desviará seu curso para levar também a mensagem de paz e solidariedade,  que é a sua marca em todos os pedais.

O pedindo aqui não é meu. Nem represento nenhum grupo. Escrevo por mim e em atenção a pedidos de participantes do evento, sabedores de toda uma história que todos nós estamos ajudando a construir.

Favor repassar para amigos, imprensa . Podem ir com ou sem bicicleta, com qualquer bicicleta. Pede-se a quem puder ir vestido de branco, com qualquer roupa, a  cor símbolo da PAZ.

Mais informações no MENINAS AO VENTO, NO FACEBOOK, muraldebugarin.com, bikebook.blogspot.com.





Nenhum comentário: