quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bicicletada Salvador realiza protesto pela morte de um ciclista

Neste domingo, 17/07, às 9 horas, na Av, Centenário, em frente ao 5o Centro de Saúde - local onde ocorreu o atropelamento e morte de um ciclista - a Bicicletada Salvador/Massa Crítica e grupos que utilizam a bicicleta como meio de transporte em Salvador vão realizar um protesto. 
O objetivo é chamar a atenção da comunidade – pedestres, ciclistas, motoristas, autoridades - para a violência no trânsito, o que acabou ceifando a vida de Jaimilson Silva Bonfim, no domingo passado, 10/07, no local em que será realizado o protesto.
Os grupos – que estão convidando toda a sociedade a vestir branco e participar - querem destacar a necessidade de uma cultura de respeito aos ciclistas na cidade. A bicicleta é um veículo de transporte, está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, a maioria dos motoristas de carro parecem não saber disso. Esquecem de reduzir a velocidade e dar a distância de 1,5 metros quando estão compartilhando a pista com ciclistas. Essa é a orientação do CTB, que deixa, inclusive, bem claro: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”, artigo 29, parágrafo 2o.
Por outro lado, as autoridades municipais, estaduais e federais, parecem ainda fazer pouco caso à urgência de se implantar condições de segurança para os modos não motorizados, através de redução das velocidades em diversas vias de Salvador de maneira efetiva, constituindo crime e punindo de forma contundente o excesso de velocidade, inclusive nos finais de semana. Além disso, é preciso implantar ciclofaixas, ciclovias e promover campanhas que informem a necessidade de respeito aos ciclistas.
De acordo com testemunhas, Jaimilson Silva Bonfim, 34, foi atingido por um Ecosport prata, de placa NYS-2153, por volta das 13 horas. O motorista do veículo fugiu do local. Uma equipe do Samu ainda tentou prestar atendimento a vítima, mas Jaimilson não resistiu à batida.

Vale lembrar que utilizar a bicicleta como meio de transporte é estar cuidando do município, das pessoas, do planeta. Por mais saúde, menos poluição, menos violência no trânsito, menos engarrafamentos, enfim, por cidades mais agradáveis e humanas.
A Bicicletada Salvador/Massa Crítica é um movimento aberto a todos aqueles que queiram articular  coletivamente estratégias para divulgar, estimular e promover as condições necessárias para o uso da bicicleta como meio de transporte, além de reivindicar o seu espaço nas ruas. O movimento acontece todas as últimas sextas-feiras do mês, concentrando-se às 18h30 e saindo por volta das 19h, do Largo da Mariquita, próximo ao Acarajé da Cira. Para mais informações, acesse WWW.biciletadasalvador.blogspot.com

Postado por Bugarin

Nenhum comentário: