sábado, 3 de setembro de 2011

PEDAL SOLITARIO DE HOJE , DIA 02.09.2011


PEDAL SOLITARIO DE HOJE , DIA 02.09.2011


Valci Barreto.


Advogado, cicloativista baiano.
Bikebook.blogspot.com
Muraldebugarin.com
Folhadoreconcavo.com.br
TV RUA

-Não revisei o texto-



Marcada saída às 09 horas da Avenida Centenário, para um passeio jabuti, publicado em nossos sites, ninguém apareceu. Como manda nossa cartilha, segui solitáriamente , sem qualquer estress , sem me sentir abandonado. Ao contrario, entendendo as preferências e dificuldades de todos, e sigo, contornando o Shopping Barra. Vsitei e bati um papo com Marcelo em sua oficina de bicicleta na Rua Eduardo Diniz Gonçalves , dirigi-me ao Farol da Barra; mas desisti de ali continuar porque o vento  fresquinho foi vencido pela forte ventania que vinha do mar e que certamente incomodaria o meu pedalar.

Retornei pelas ruas paralelas, entrando em beco , saindo em beco, olhando pacientemente o que resta de belas casas da região; o movimento das pessoas; cores, sons e movimentos em fim neste Bairro que sempre adorei. Paro em um banca de revistas na Afonso Celso e vejo  as manchetes dos jornais . Entre elas o registro de mais uma tragédia: assassinato de um garoto, com apenas 18 anos, filho de um delegado. Toda a alegria do pedal se despenca para pensamos que tudo está apodrecendo em nossa volta. Mas é preciso pedalar , para agüentar a seguir em frente.

Deixo a banca de Revista na Afonso Celso e vou rodando. Retorno para  ciclovia, tempo melhorado, passo na costureira para pegar roupas que deixara para fazer uma bainha e  penso em ir ao Rio Vermelho; Pituba. Porém, olhando par ao céu, recebo um recadinho dele: pode ser que chova . Com chuva também pedalo, mas agora eu não estava a fim disso. Mesmo porque há o Shpping Barra com a Saraiva, e a Centauro. Entro nesta e compro uma camisa de ciclista: a inauguração do bicicletário merece!(coisa rara em minha vida é roupa nova!! (Oh preguiça de experimentar roupa!! Mandem-me pedalar em bicicleta sem marcha até Guarajuba, mas não me peçam para : lavar carro, calçar sapatos, experimentar roupas!! Mistérios da vida, não me importo em andar de paletó, gravata, camisa social, suspensório ou cinto, agora, na hora de calçar o sapato! Espero que um dia se possa, sem qualquer censura, se tiver que andar de paletó e gravata, que sejam dispensados os sapatos. Ainda mais agora que os cadarços, quase de platicos, toda hora desmonta o nó!

Quando calço um sapato, parece que há uma montanha na minha cabeça, ou melhor no meu pé. Sempre adorei as havaianas, desde o tempo quem estes amáveis chinelos tinham o nome de “sandália japonesa”.


Recebo o telefonema da esposa: vamos almoçar? Outra tortura. Se fosse em bicicleta, tudo bem. Mas com dois em casa que não pedalam .. mas como é no shopping Barra, que me permitira mais um pedal mais tarde, já que ainda cedo,  submeto-me. Retorno e venho para aqui, saber das novidades, notadamente em pedais.

Depois que realizei esta operação, sentei-me para fazer este relato e avisar: foi pouco, mas pedalei. E sem estres, tudo de acordo com a CARTILHA DOS JABUTIS VAGAROSOS.

Agora me despeço de vocês, avisando que amanhã estarei no Pedal da Asbeb,  talvez no show do Parque da Cidade , mas, com certeza, às 14 horas , no bicicletário do Shopping Barra  para a inauguração que acontecerá às 14.30 horas . Estará presente a TV RUA,  uma experiência de alunos do curso de jornalismo da Faculdade da Cidade, quarto semestre noturno.

Despeço-me , peço licença para bater um papo com meu amigo Truman Capote, (ensaios) , editora leya, que está aqui ao meu lado meio enciumado ,  dizendo que para ele não devo ser tão Jabuti. É na base do “venha logo”. E vou...

Nenhum comentário: