quarta-feira, 14 de maio de 2008

ESTAMOS CHEGANDO LÁ -AUDIENCIA PÚBLICA
Valci Barreto
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com



Temos os mais variados problemas e conflitos em nossa sociedade para serem enfrentados e solucionados: drogas, falta de dinheiro, emprego, educação, saude.

Pelo menos em um destes estamos enfrentando, com muitos saldos positivos: as dificuldades para pedalar em Salvador.

Todos nós, cicloativistas, por onde andamos, com quem conversamos, tentamos fazer novos ciclistas, conversar com motoristas e taxistas, parentes destes, pessoas que dirigem, familiares nossos, para trazê-los para pedalar. Não somente para pedalar. Também para, por meio destes pedais, levar mensagens de saúde, conservação do planeta, educação para o transito.

Entre as grandes vedetes do mundo atual, sem duvida, está a bicicleta, por tudo que ela proporciona e pode proporcionar.

Em nossas ações, em Salvador, sensibilizamos políticos que, mesmo tendo relações fortes com outros esportes, como futebol, ainda não conheciam os movimentos dos bainos como Gilson Cunha, Mauricio, Itana Mangiere, Antonio, do Amigos de Tony, Geniavaldo, George Argolo, Jarraw,Fernando, Lu Saraiva, Bugarin, toda a ASBEB, ASBB, Lázaro, Guerreiro, Cezar Brasileiro, Tio Lu, Luzia, Luzinte, e tantos outros, em favor das bicicletas nas ruas de Salvador.

Por várias razões, temos tido contatos permanentes com os vereadores Valdenor Cardoso, Everado Augusto, Reginaldo Oliveira . Mesmo sendo, na maioria das vezes, informais estes encontros, tratamos sempre, com proveito, do tema bicicleta.

Importante é que eles, não apenas estão à disposição como políticos: estão pedalando, uns mais , outros menos, mas todos já apaixonados pelos passeios ciclíticos.

As fotos, no muraldebugarin.com, revelam, atestam estes fatos.

Recentemente, recebi um amável convite do vereador Valdenor Cardoso para um almoço, através do seu filho Marcelo e do nosso amigo, também cicloativista, procurador da Câmara Municipal, Diógenes Evangelista. Brincando, disse-lhe que só aceitaria o convite se o assunto fosse bicicleta!.

No almoço , não só tratamos de bicicleta. Olhando para o mar da Bahia, contou-nos o vereador de viagem que fez à França, a convite de navegadores franceses, interessados em navegação de lazer, turismo, pesca , educação marítima. Dissse-nos Valdenor do encantamento dos frances quando constataram a riqueza que proporciona a nossa Bahia de Todos os Santos para todo tipo de navegação. (Amyr Klink, em palestra a que assisti, também disse o mesmo, recomendando instalação de escolas náuticas, comuns na Europa, notadamente na França)

Bicicleta, navegação, transporte, educação, música, enfim, todos os temas foram postos pelo vereador, demonstrando uma sensibilidade com todas as coisas da nossa cidade ; e também de dificuldades , limitações a que está sujeito o próprio poder público.

O Diógenes foi por demais incisivo: “Os órgãos públicos têm que fazer algo para educar os nossos motoristas que não se conformam em ver uma bicicleta na rua”. Falamos da perversidade com que alguns motoristas se comportam ao ver um ciclista em sua frente, mesmo quando este pedala de acordo com as normas de transito.

Saímos dali com o compromisso de novos encontros, com ou sem almoços, para que algo fosse feito, dentro dos nossos limites, para cobrar, reivindicar, postular ações positivas em favor dos nossos pedais, em favor do uso da bicicleta como meio de transporte.

No domingo, dia das mães, no passeio do amigosdotony, tivemos a mesma conversa com o vereador Everaldo Augusto que, além de participar ativamente daquele belo pedal, relatou ações que já desenvolve e que desenvolverá no mesmo sentido na condição , também, de amante do pedal.

O Reginaldo Oliveira, igualmente, está com projetos de grandes passeios em agosto ou setembro. Não apenas para pedalar, mas para fomentar práticas objetivas em favor das bicicletas.

O bom de todos os vereadores citados é que também gostam de pedalar. E pedalam.

Mais uma prova destes cuidados, desta preocupação, de que querem fazer algo, é a reunião agora marcada pelo Presidente da Câmara, para tratar de segurança dos ciclistas, em audiência pública. (o recado do amigo Diógenes funcionou!!)

Nosso dever, pelo menos dos que puderem, é estarmos presentes .É , assim, mais um momento, mais uma oportunidade que estamos tendo de levar nossas mensagens, nossos pedidos, nossa palavra e também nossos projetos e propostas de ações efetivas ao poder público. A nossa parte já estamos fazendo. E esta reunião não deixa de ser uma conseqüência dela. E de que eles estão demonstrando o carinho, o cuidado, a atenção. Muito positivo, portanto, o chamado do Vereador, Valdenor Cardoso para este evento.

Estarei presente, mais uma vez. Todos nós deveremos nos fazer presentes. Quem não puder ir, deve mandar seus representantes.

Nenhum comentário: