PASSEIO CICLÍSTICO DIAS DAS MAES (fotos em “galeria de fotos, no muraldebugarin.com)
Valci Barreto (fotos na “gelaria de fotos”
Advogado, cicloativista
Editor do bikebook.blogspot.com
Colaborador do muraldebugarin.com
O passeio do Amigos de Tony, em homenagem ao dia das mães foi tudo de bom.
Da região de Ondina, Graça e Federação, fomos os três : eu , o professor de Direito, Deraldo Dias Brandão e o jornalista Sérgio Bezerra. Combinamos, e cumprimos, que às 12.30 retornaríamos para nossos compromissos familiares, também relacionados ao dia das mães.
Manhã nublada, vento fresco, temperatura amena, segui sozinho de Ondina até o Viaduto que dá acesso ao Retiro, onde me esperavam Sergio Bezerra , Deraldo e o gentil “embaixador”, encaminhando gentilmente pelo Tony para nos guiar até a sua séde, na Rua da Jaqueira, onde iniciaria o pedal.
Guiados, em rítimo bem Jabuti, chegamos à casa do Tony onde já estava o vereador Everaldo Augusto e sua equipe saboreando o café da manhã: cuzcuz de milho e tapioca, refrigerantes, sucos, vários tipos de mingau e o mungunzá, sempre a minha preferência. Já havia tomado um delicioso mingau, servido todos os domingos , por uma simpática senhora, todos os domingos, na entrada do Calabar, ao lado da Borracharia Jeovanessi, na Centenário. Mas ao chegar ao Tony, o estomago já pedia mais. Para não desaponta-lo, agraciei-o com mais alguns generosos copinhos.
Tomado o café, conversado e cumpridas “tarefas” sociais, com o Tony e seu grupo, difícil foi iniciar o pedal: abraço aqui, abraço ali, senhoras, crianças, adolescentes iam sendo apresentados pelo Tony com a sua energética simpatia. Quase o arrastando, iniciamos o pedal , contemplando as casas simples, pessoas chegando às janelas, portas, sacadas, muitas delas a nos “avisar”, que mal haviam deixado suas camas. Pelas ruas, pessoas indo, vindo, cumprimentando-nos, abrindo seus sorrisos para conhecidos que nos acompanhavam no pedal. Gente em portas de igrejas, umas indo, outras voltando, chamando-nos a atenção a quantidade de crianças, senhoras, jovens, levando flor, cestinhas de flores , pratos e equipamentos domésticos que sugeriam transportar, em seu interior, o doce, a refeição simples, o bolo para a mamãe. Outras, mesmo sem nada na mão, com o semblante serenos, alegres ou tristes, simplesmente passeando pelas ruas estreitas do bairro, lembrando uma linda, apesar de tristinha, canção do Chico Buarque. Mas, dos pedalantes, a alegria tomou conta. O carro de som, gentilmente cedido pelo vereador Everaldo Augusto, anunciava, na voz de Cleber: “passeio ciclístico em homenagem ao Dia das Mães, do amigos de Tony”,com intervalos para músicas de vários gêneros.
A humildade das casas, becos, pessoas e crianças que contemplávamos, conviviam perfeitamente com a alegria estampada nos rostos das pessoas por onde passávamos.
Digno de nota, da nossa parte, foi o respeito que atestamos dos motoristas de carros que por nós passavam: não houve uma buzinada, uma acionada de luz ou motor para nos apressar ou nos “espremer “ nos passeios. Muito pelo contrário: paravam, esperavam o momento da ultrapassagem, em um perfeito “dialogo” entre bicicleta e carro, bem diferente do que acontece com os carros que trafegam pela Centenário, por exemplo. Ficou a lição: com respeito, mesmo em ruas estreitas e movimentadas, bicicletas e carros podem conviver muito bem .
Paramos para visitar uma bica, fonte de água natural, que foi urbanizada mediante instalação de torneira e azulejos, onde simpáticas senhoras lavavam roupa; e crianças,animadamente, brincavam nas escadas das suas proximidades, com tampinhas de vasilhas plásticas, colorindo , em tons quentes, a criatividade de quem não tem grana para comprar brinquedos.
Seguimos em frente, por alguns quilometros, variando de pessoas e de cenário alcançando uma bela lagoa, apesar de descuidada, formada por água acumulada em cratera deixada por antiga pedreira. A reação foi unânime: poderia ser uma excelente área de lazer, fossemos nós aquelas agências de viagens, privadas ou públicas, que transformam um tanquinho qualquer gelado da Europa em atração para o mundo inteiro pagar caro para ver. Quisesse alguém assim proceder, não precisaria o poeta sentar em uma cadeira apertada de um café parisiense para receber espíritos dos poetas que aqueles cafés ele consagraram. De todo jeito, todos nós, vimos, naquele misto de água, plantas , pedras e céu, mesmo nublado, a poesia escrita em suas entranhas. E um monte de crianças em sonhados pedalinhos, refletindo a inocência dos seus sorrisos nas suas águas. Pelo menos uma assim estava. Não em seus espelhos, mas na não menos bela imagem captadada pelas nossas câmeras fotográficas.
Negativa é a presença das sujeiras, dos plásticos, copos, latas, lixos jogados em ruas, becos que, mesmo sem prefeitura ou limpeza pública, poderiam ser evitadas. Triste é pensar que um vigoroso esgoto que passa pela área foi um dia um rio onde moravam peixes em seu leito , pessoas e arvores em suas margens.
Mas o sorriso estampado em muitos rostos nos deram esperanças. Por isto, retornamos dali, com o mesmo entusiasmo, sentimento de estarmos espalhando a alegria que sentimos em cada pedal como este. Simples, mas emocionante. (“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”) levando e aprendendo a exercer a alegria, cidadania , impondo-nos, ainda, a busca do sentido da vida e da contemplação! Não é um simples pedal: É a História de cada um do nós que deles participa.
Alcançado o final do passeio, trocamos os abraços de despedida, distribuímos rosas para algumas mães presentes, cantando para elas as mais belas orações já escritas e as que ainda serão. E de CORAÇÃO!
Sentimos a falta de alguns componentes do grupo do AMIGOSDETONY, inclusive do Lindo Olhar, sempre presente em todos os eventos do grupo.
Certamente estavam comemorando de outra forma, não menos bela, o DIA DAS MÃES.
Parabéns ao Tony pelo convite e a todos que participaram e me ajudaram a ser feliz mais uma dia em cima de uma coisa tão simples que consegue nos levar tão longe: bicicleta!
O meu beijo a todas as mães do Planeta Terra!
===============================================================
=======
=======
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário