quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A LIBERDADE PARA PEDALAR PELAS RUAS DA NOSSA CIDADE



Texto de Valci Barreto

Revisão: Itana Mangiere


De todos os cantos de Salvador, em pequenos ou grandes grupos, ou mesmo individualmente, estaremos levando fraldas, leite em pó, acessórios infantis e brinquedos, para “Ajoyr”, filho de Lázaro, que nascerá até dia 31 de Agosto.
O encontro é na própria casa de Lázaro. Mas cada um que chegar, não precisa ficar esperando ninguém. Pode ficar, mas pode também circular, fazer seu passeio, ficar indo e voltando,com a liberdade que nos permitem nossas magrelas. As pessoas podem fazer, criar pequenos grupos , de cinco, dez ou um milhão de pessoas e , em filas indianas, de preferencia, seguindo as leis de transito, com as camistas de qualque grupo que voce tenha em casa. Pode ser camiseta da asbeb, da asbb, camiseta branca, preta azul, ou aquela que voce comprou ou ganhou de um grande passeio, como do de itapagipe e do pedal do centro.
Tudo vai funcionar bem, se ficarmos atentos ao que for acontecendo.
Quem não puder levar um sabonete ou uma fralda, leve uma cartolina escrita dando as boas vindas a Ajoyr.
Os ciclistas podem chegar a hora que quiser e sair a hora que quiser.Não precisa ficar ligando, se estressando, esperando os grandes grups, FAÇA O SEU PEDAL. Podemos, também, ficar circulando pelas ruas. Não precisamos de protocolo ou pagar ingresso para pedalar no PEDAL DAS FRALDAS. Nem ter bicicletas ou camisetas caras: para pedalar, não precisa de nada disso. Se quiser também, sem problema. O QUE TEMOS QUE COMBATER É A DEPENDENCIa a este ou àquele grupo ou tipo de pedal. A lei de transito autoriza ao ciclsita usar, circular, nas mesmas pistas do carro. Mas devemos obedecer a lei, como andar pela direita, deixando a esquerda livre para os carros. Parar nos sinais, não forçar ultrapassagem, nem de carro nem de bicicleta. Carro não tem mais direito do circular do que a bicicleta. Em pequenos grupo, ou mesmo em grandes grupos, um dos segredos para o sucesso e segurança de qualquer passeio é andar em fila indiana: dá mais visibiliade, e os proprios motoristas de carro respeitam bem mais, até mesmo porque o carro pode passar sem problmas. Vamos ficar rodando pela região. É assim que os Jabutis, e outros grupos, irão fazer no dia 31 de Agosto.
Podem ir em grupos, individualmente. Não precisa se agregar a nenhum outro grupo. Mas se quiserem, nada contra. Ao contrário. Vamos festejar, não só o dia do Ajoyr, como o sucesso do passeio liderado pelos próprios ciclistas do dia 17 de Agosto ! O das Biciclo-fraldas é a continuidade daquele.
Nós , ciclistas, já temos maturidade para encher a Ribeira, Uruguai e outros pontos de Salvador de bicicletas em um belo passeio, independentemente de carro de som, de seguranças, órgãos de transito, autorizações e protocolos. Não precisa juntar muita gente em um grupo só.
E vamos com cuidado, respeito, sem buzinadas, sem acrobacias e subir em passeios. Estes são dos pedestres. Vamos respeitar os carros, pedestres e a nós mesmos. Vamos aplicar o que já aprendemos.
Varios grupos já confirmaram presença.
Não precisamos reunir duas mil pessoas para pedalar. Vamos encher as ruas da Ribeira, Uruguai, Suburbana, e outros locais com nossas magrelas no dia 31 de Agosto.
O passeio é livre, independente, em grupos ou separado. Cada um organiza o seu ou pede ajuda a quem já pedala pelas ruas. Pense que é possível fazer um belo passeio com três quatro, cinco ou mais pessoas.
Os Jabutis ficarão rodando pela região, depois de deixar as lembranças na casa de Lázaro, parando nas barracas para comer banana, jaca e tomar sorvete. E se alguem quiser nos acompanhar, será uma honra. Mas tambem se quiser fazer seu proprio jabutis podemos nos juntar à medida que fomos pedalando. O pedal das fraldas não tem líder ,não tem comando,não tem chefe, não tem burocracia.É uma proposta para nos libertarmos . MUITA GENTE FICA SEM PEDALAR UM DOIS MESES, AGUARDANDO O PEDAL DA ASBEB, POR EXEMPLO. O que sugerimos , no entanto é: todos os meses estarmos no passeio da ASBEB, AMIGOSDETONY, SUBA AI, NARANDIBA, etc. Mas nao ficar apenas neles. Os que vão aprendendo, os que já aprenderam, que sabem como funciona, como pedalar com segurança, não deve esperar por eles: reuna cinco, dez , quize ou um milhão de amigos e saia por aí, sem ter que ficar esperando, para sair com duas tres mil pessoas. O PEDAL DAS FRALDAS não tem líder e não tem comando geral. Voce , seu grupo é o líder do seu pedal. Cada um forma seu grupo de cinco, dez ou um milhão de pessoas e vamos lá.
Nós iremos !! Amigos do Tony também.
Cada um leva sua marmita ou trocadinho para comermos uma banana, uma jaca, uma melancia, um sorvete ou mesmo lagosta, depende do bolso de cada um. Os Jabutis vão comer frutas e tomar sorvete.
Quem sabe não vamos bater no Boca de Galinha ?
Para participar deste Biciclo-fraldas, não precisa pagar nada. Cada um paga a sua e a amizade continua.
Mas vamos dar exemplo de respeito e civilidade. Vamos provar que cada grupo de amigos, mesmo sem grandes organizações, sem agregações aos grandes grupos, pode pedalar. E a lei está do nosso lado.
A lei diz: por onde o carro passa, o ciclista tem o direito de circular. A bicicleta deve andar no mesmo sentido dos carros, lado direito da pista, deixando a esquerda livre para os carros.Para fazermos bonito, só depende de nós.
Participações confirmadas, que estarão, juntos ou separados, no PEDAL DAS FRALDAS, TAMBÉM PEDAL DA INDEPENDENCIA DOS CICLISTAS BAIANOS!
Valci Barreto
Amigos do Tony
Itana Mangieri
George Argolo
jaime almeida
Natura Bike Ação
Dolores Barreiros
Bugarin, o poderoso
Rosilene Cunha
Gilson Cunha
Amigos de Bike
Grupo Narandiba
Sincronia
Luciene do Gabinete do Vereador Reginaldo Oliveira e equipe.
E quem mais aderir e quiser participar.
Quem quiser confirmar, pode mandar e mail para nós que divulgaremos aqui.
valcibarretoadv@yahoo.com.br
Liguem para Lázaro (celular: 8822-5639), pedindo o endereço completo.
Ele receberá as lembranças no final de linha do Rui Barbosa, próximo a uma oficina de carro, casa de Dona Dinorá, que está feliz com o Biciclo-fraldas !
Leve sua água ou um trocadinho para seus custos.
É um domingo comum: apenas um festejo pela chegada de mais um ciclista-mirim: “AJOYR” !
=================================
=ENDEREÇO DE LAZARO: RUA DOMINGOS DE ABREU VIEIRA, 14, MEADOS DO BAIRRO JARDIM CRUZEIRO, PROXIMO AO FINAL DE LINHA DA VILA RUI BARBOSA, EM FRENTE Á OFICINA DE CARRO SOLAR.

FONES DE LAZARO: 88225639 87825639

LAZARO, QUE ESTÁ EM TODOS OS PEDAIS, EM TODOS OS MOVIMENTOS, MERECE ESTE PASSEIRO EM BENEFICIO DO AJOYR E DE TODOS NÓS, CICLISTAS BAIANOS.
=============================================

Nenhum comentário: