Olá, Valci!
Bom dia! Parabéns pela iniciativa! Segue abaixo o release que enviamos para toda a imprensa sobre a disponibilidade da biblioteca da Caballeros de Santiago para o grande público. Em anexo, outro release, com detalhes sobre as mais de 200 obras doadas pelo governo da Espanha para a biblioteca da Associação.
Grande abraço!
Brenda
Ações para incentivar o hábito de ler são sempre bem vindas, principalmente no Brasil, país que ostenta baixo índice de leitura. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, publicada no início de 2008, o brasileiro lê cerca de 4,7 livros por ano. Segundo a pesquisa, o Nordeste possui uma média abaixo da nacional, 4,2 livros por ano, na frente apenas da região Norte (3,9 livros/ano). A pesquisa confirmou também que as mulheres lêem mais que os homens, 5,3 contra 4,1 livros por ano.
Entre os fatores que dispersam o brasileiro dos livros estão a baixa qualidade da educação, o valor alto das publicações, o índice ainda evidente de analfabetismo funcional no país e a inserção de hábitos eletrônicos na obtenção de informações, como rádio, televisão e internet. Em Salvador, além das bibliotecas públicas, muitos acervos particulares também estão disponíveis para consulta, de forma gratuita. Por exemplo, a biblioteca da Associação Cultural Caballeros de Santiago dispõe de mais de 7 mil livros e acaba de receber nova remessa, com aproximadamente 200 publicações e materiais audiovisuais, doada pelo governo espanhol.
Estamos disponíveis para maiores informações sobre o local e o acervo da biblioteca.
Grata pela atenção,
Brenda Ramos
Frente & Verso Comunicação Integrada
(71) 8102-7862
ACERVOS PARTICULARES ABERTOS AO PÚBLICO
Seja na escola, no trabalho ou como forma de lazer, o hábito de ler possui um papel de fundamental importância na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e econômico dos povos e dos indivíduos. Por isso, formas de incentivar a leitura - principalmente dos jovens – têm sido discutidas com freqüência. Em Salvador, muitos acervos particulares também estão disponíveis para consulta pública, de forma gratuita.
Como o hábito de ler e visitar bibliotecas é difundido principalmente através das escolas e instituições de ensino, a Associação Cultural Caballeros de Santiago proporciona uma verdadeira viagem à cultura hispânica através das letras. Com mais de 47 anos em funcionamento, cerca de 1200 visitantes por mês passam pela biblioteca, entre eles, estudantes da própria instituição, alunos de outras escolas e também pesquisadores.
A coordenadora pedagógica da Caballeros de Santiago enfatiza a importância do hábito da leitura no aprendizado e como os professores têm papel fundamental de estimular o jovem a freqüentar a biblioteca. “Ler é um instrumento significativo que nos leva a descobrir um mundo novo e a ampliar nossos conhecimentos. A leitura é muito importante no processo de aprendizagem de uma língua, pois é através dela que se trabalha a internalização de estruturas gramaticais, o enriquecimento de vocabulário, a descoberta de palavras novas, tornando assim o conhecimento mais amplo e diversificado".
Dentro do acervo da Caballeros, é possível viajar por todas as edições do clássico espanhol Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. São dezenas de obras de importantes autores da língua espanhola, como Neruda, García Lorca, Gabriel García Márquez e Isabel Allende. A biblioteca também dispõe de dicionários, livros infantis e um completo acervo de livros, revistas, folhetos e guias sobre o Caminho de Santiago, um dos destinos turísticos mais frequentados pelos brasileiros na Espanha.
Além de obras literárias que abordam a história da cultura e dos movimentos artísticos ligados à Espanha, a biblioteca da Caballeros possui periódicos atualizados, como os jornais El País, El Correo Gallego, La Región e El Mundo. Entre as revistas, destacam-se a Muy Interessante, Geo, Deviagens, Capital, Saber Vivir e a Que Leer. Todos os exemplares estão disponíveis para consulta e pesquisa.
Para agregar mais valor ao acervo da instituição e promover a cultura espanhola além de suas fronteiras, o Ministério da Educação e Cultura da Espanha doou um acervo com 233 obras literárias e materiais multimídias para a biblioteca da Associação Cultural Caballeros de Santiago. Dentre as obras doadas para a biblioteca da Caballeros de Santiago, destacam-se livros sobre grandes pintores espanhóis, como Picasso e Miró e a arte cinematográfica espanhola. Uma dos títulos que mais chama a atenção é uma coleção sobre a Semana Santa na Galícia. Os três volumes foram doados por Manuel Luis Rodriguez Gonzalez, secretário geral de emigração da Xunta de Galicia, órgão do Governo da Galícia voltado para o suporte e atendimento dos galegos que moram fora do país europeu.
Os títulos, podem ser consultados gratuitamente pela manhã, no intervalo de 8h às 12h, e pela tarde, das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h, aos sábados. A biblioteca da Associação Cultural Caballeros de Santiago fica na Rua da Paciência, Nº 441, Rio Vermelho. Mais informações através dos telefones (71) 3334-4342/0241.
20.08.08)
Jornalista Responsável:
Tatiany Carvalho – (71) 8105-9101
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Jornalista Assistente:
Brenda Ramos – (71) 8102-7862
E-mail: brenda@frenteeverso.com
Editores: VALCI BARRETO, Advogado, estudante de jornalismo. Fones: 9999-9221 (Tim), 3384-3419 e 8760-7969 (Oi). Email: valcibarretoadv@yahoo.com.br. Colaboradores: Itana Mangieri, Alberto Bugarin e Sérgio Bezerra. Todos blogueiros, cicloativistas e amantes de livros, fotos e videos - Interesses do Blog: reportagens, artigos, com destaque especial para passeios de bicicletas, livros, cultura em geral, cicloativismo, cicloturismo e educação para o trânsito. Colaborações serão sempre bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário