quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CUIDADO COM O SOL!!

PUBLICADO EM A TARDE ON LINE DE HOJE.

Prevenção é a saída para câncer de pele
João Eça, do a A Tarde



A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza sábado, em 23 estados do Brasil, inclusive na Bahia, a décima edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, tipo de doença que mais causa mortes no País. Cerca de 1,5 mil dermatologistas realizarão exames gratuitos nos pacientes, vão alertar para os riscos dos raios solares e a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

A dermatologista Irene Spínola, presidente da Regional Bahia da SBD, informa que vão funcionar, das 9h às 13h, sete postos em Salvador e sete no interior do Estado (ver quadro ao lado).

“As chances de cura com a descoberta precoce são de 90%. Vamos encaminhar para cirurgia ou tratamento pacientes diagnosticados com a doença”, afirma. A médica explica que a campanha deste ano tem o objetivo de criar nas crianças o hábito de proteção contra a exposição solar. “Os cuidados adotados na infância reduzem em até 85% as chances de aparecimento da doença. Também vamos redobrar os cuidados nos pacientes idosos”, argumenta.

Sinais – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê mais de 120 mil novos casos de câncer de pele em 2008. Os mais atingidos são as pessoas de pele clara e com histórico da doença na família, como a empresária Rosa Lima, 48 anos. Ela teve oito tumores do tipo basocelular, todos retirados com cirurgia. O primeiro caso ocorreu quando ela tinha 20 anos “Meu pai e minha irmã morreram de câncer de pele. Tomávamos muito sol na infância, sem proteção nenhuma”, relembra Rosa Lima.

Irene Spínola destaca que o carcinoma basocelular não provoca metástase. Os outros dois tipos da doença são o carcinoma espinocelular e o melanoma, este com alto risco de espalhar-se para outros órgãos e levar à morte.

“Os sinais de câncer de pele são muito visíveis. Deve-se ter atenção ao aparecimento de pintas de cor preta ou castanha que mudam de coloração facilmente e às manchas ou feridas que não cicatrizam e sagram com freqüência”, alerta a médica, ressaltando que o uso do protetor solar é apenas uma das medidas de proteção. “O ideal é evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas. Usar sempre chapéus, óculos escuros, camisas, principalmente na praia, e ficar sempre próximo aos sombreiros”, recomenda e alerta: o uso de bronzeadores está completamente proibido.

Nenhum comentário: