quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ELEIÇÕES OAB BAHIA : DADA A LARGADA.

Os advogados baianos já começaram a mobilizar-se visando as eleições que elegerão seus representantes na Seccional da Bahia.

Buscará a reeleição o atual Presidente Saul Quadros, enquanto o ex Presidente Dinailton Oliveira já tem agendadas reuniões com seus correligionários para articulação de chapa da oposição, segundo se comenta nos corredores forenses.

Nos mesmos corredores, igualmente às eleições gerais, os advogados já começaram a receber tapinhas nas costas, visitas surpresas de possíveis candidatos ou cabos eleitorais, e até simpáticos "bom dia", "boa tarde", "como vai a família", de possíveis candidatos que lhes "viram as costas", fora do período eleitoral. Ou seja, por enquanto, tudo como previsto.

Em uma gestão da OAB, que justiça se faça, não foi a de Dinailton nem a de Saul Quadros, os advogados mais humildes, que são os verdadeiros militantes da advocacia, os que mais sofrem com as conhecidas pressões que dificultam o exercicio da profissão, foram muito maltratados por uma parte dos ocupantes de cargos importantes em nossa entidade. Muitos causídicos conhecidos, considerados, respeitados pelos seus pares da militância, ao procurar uma destas "magestades", sentiram na pele o que é eleger alguem que não o representa.

Vamos esperar que os advogados, pelo menos aqueles que "não gostam de apanhar", não elejam este tipo de candidato. Estas pessoas, além de não serem militantes da advocacia forense, por isto ignorantes das dificuldades ocorrentes nos seus corredors, usam mais o cargo para favorecer seus interesses próprios, entidades que representam, a exemplo de falculdades de Direito e grandes escritórios, do que propriamente a categoria que os elegeu.

Nada contra os grandes escritórios, as faculdades, grandes ou pequenas. Mas a OAB é entidade que deve representar a categoria dos advogados, inclusive recebê-los com dignidade , respeito, ouvir suas queixas e dificuldades, dar-lhes a atenção, coisa simples que alguns daquela época ignoraram completamente.Por enquanto, não manifestarei meu voto. Farei no momento oportuno. Aguardarei a formação das chapas concorrentes.

Pessoalmente,acho que Dinailton e Saul Quadros, apesar de provável marcha em chapas diferentes, devem ser considerados na hora do voto.

Mas vamos aguardar o conjunto, pois, a final, vota-se na chapa e não no candidato individualmente.

Nosso site estará à disposição de quem quiser escrever, dentro dos limites da cortesia e respeito às eleiçoes e aos colegas.

A contagem de visita "velocimetro", constante desta página, foi instalada às 11 horas do dia 01.08.2009, estando assim com uma projeção de 4.500 a 5000 acessos, número significativo para um simples site, sem qualquer outro propósito senão tentar trocar boas mensagens, informações , próprias deste meio de comunicação. É , assim , um numero de visita que nos dá o direito de , em respeito a estes visitantes, oferecer-lhes as informaçoes ao nosso alcance, de forma amadora, porém séria, respeitosa, consciente.


valcibarretoadv@yahoo.com.br

Editor do bikebook.com.br
colaborador do muraldebugarin.com
colaborador da Folha do Reconcavo, e Revista Leia, impressos do Municipiod e Candeias.

Nenhum comentário: