quarta-feira, 6 de agosto de 2008

NOTA: As fotos das matérias aqui postadas estão, em sua grande maioria, no muraldebugarin.com, em "galeria de fotos". Não precisa colocar http://www.muraldebugarin.com/, basta acessar: muraldebugarin.com em seguida, em "galeria de fotos".
As fotos dos JABUTIS VAGAROSOS ESTÃO LÁ.

....................

Pedal Transmodal

Itana Mangieri
Relações Públicas
escribiker,
colaboradora de várias sites de ciclismo e aventura, do muraldebugarin.com e do bikebook.blogspot.com

Carro, bike, trem, barco, ônibus, ASBEB, Boca de Galinha e Sorveteria !!!

—Cheguei de carro e para minha surpresa Valci já estava todo sorridente na guarita do prédio. Pensei que fosse pela chegada simultânea dos Jabutis, mas era por que o porteiro, logo que me viu, comentou: chegou a merendeira ! Hahaha ... essa minha mania de paradas nos pedais para tomar mingau, comer bolo, frutas, almoçar etc ... já está me deixando famosa ... heheE após tudo organizado, iniciamos mais um encontro dos Jabutis Vagarosos com nossa pontualidade britânica: as 7:30 hs. Valci, Itana e Rose de bike e Buga nos acompanhando de carro.Seguimos pela Av.Centenário e a primeira parada tradicional foi no mingau da Dona Rosana, na entrada do Calabar. Buga já estava lá. Pensamos que estava com fome, mas não. Ele adiantou e já estava montando a novidade no local: seu chic tripé fotográfico (profissional é outra coisa ... sorte nossa !). Entre fotos, mingau, bolo de aimpim e distribuição de mosquitinhos, conhecemos mais um candidato à Vereador: Pequeno Nery. Extremamente comunicativo e interessado em nossos passeios, também nos convidou a participar de seus eventos pré-campanha política e como líder da Comunidade do Calabar.Nossa parada seguinte já foi na Fonte Nova, na concentração do Pedal mais educativo de Salvador, da ASBEB. Lá encontramos nossos amigos e a família ciclística soteropolitana. Além do Tony com sua recepção calorosa com braços e sorriso abertos, Lázaro já se aproximou presenteando eu e Rose com a camiseta mais fluorescente dos pedais: a camiseta do seu grupo N.B.A.. Dentre os amigos, estavam presentes os vereadores Valdenor e Everaldo que apertaram suas agendas de campanha para prestigiar os ciclistas. Vale lembrar que essa interação com lideranças políticas está surtindo efeito sobre as necessidades de ciclovias como por exemplo, nas pautas das reuniões e debates de candidatos à prefeito, em que já perceberam a importância da bicicleta na economia do transporte em nosso município. Após os avisos educativos, dados pelo organizador Maurício e por Guerreiro, sempre alertando sobre as regras de segurança, educação para os participantes não realizarem manobras perigosas, atenção e respeito às crianças e para a consciência ecológica. Como não jogar lixo nas ruas e nem fazer xixi nos postes da cidade. Nossa cidade, além de bela e turística, merece ser limpa e cheirosa.Tínhamos um programa diferente e já prometido a alguns domingos: ir almoçar e conhecer o restaurante Boca de Galinha em Plataforma. Acompanhamos o passeio da Asbeb até a Av.7 Portas (lê a-se mercado das 7 portas) onde mudamos nosso rumo e Valci quase enfartou quando soube que o Dino-Biker-Fujão George Argolo nos acompanharia de Jabuti e ainda tendo como escudeiros o grupo Jarraw !. Claro que prestigiamos e fotografamos, como sempre, o Sebo do Seu Alfredo. Debaixo do Aquidaban, tivemos outra surpresa: encontramos nossa amigona Luzia dento de um táxi, o que gerou manisfesto e alegria em todos por revê-la.O combinado inicialmente seria irmos até a estação da Calçada para pegarmos o trem até Plataforma, mas Jarraw nos convenceu de irmos pedalando. Então seguimos de bike e Bugarin deixou seu carro no estaciomanento da estação e seguiu de trem para nos encontrar em brave.De segunda à sábado a passagem de trem custa R$ 0,50 e podemos embarcar com nossa bike se tirarmos a roda da frente e a carregarmos dentro do trem. Aos domingos a regra é a mesma, porém a passagem é gratuita.Ao chegarmos no bairro da Plataforma, fizermos uma parada para prestigiar parentes de George Argolo que tem como candidato à vereador seu primo Saulo Calmom. Fomos até convidados para um almoço por lá e em seguida encontramos o professor Roque, funcionário da Justiça e primo do Sr.Nilton (o Boca). Ao chegarmos no restaurante Boca de Galinha, ainda um pouco cedo para o almoço, mas que já nos deixou com água na boca pelo cheiro do tempero que circulava no salão (hummmmm), aproveitamos para tirar algumas fotos do local, onde podíamos ver as marisqueiras trabalhando na praia da Plataforma, conhecemos a equipe de cozinheiras de “mão-cheia” do restaurante: Tiana e Dona Edmar, além do garçom Tom que durante o almoço nos atendeu com a simpatia baiana de ser ! Bugarin já estava por lá nos aguardando. Guardamos nossas bikes na casa ao lado e descemos para a estação ferroviária e terminal marítimo de plataforma para fazermos algumas imagens sendo ciceroniados pelos rapazes do G.Jarraw. Fotografamos as belezas locais, praia, trilhos, ruínas, paisagens... tudo era motivo para registros. Inclusive quando vi George circulando de bike pra lá e pra cá e pedi à ele para retornar pois queria fazer uma foto dele com os coqueiros ao fundo. Ele gentilmente atendeu ao meu pedido e depois da foto clicada, se aproximou e disse: “Vê se não vai escrever no Blog que são coqueiros porque são palmeiras imperiais” (irc ... rsrsrs ... que mico !). Mas a imagem ficou 10 ... por causa das palmeiras imperiais, claro ! kkkkk. No terminal marítimo nos informaram que não é mais permitido o transporte de bikes. Lamentável ! Pois a travessia para o lado da Ribeira custa R$ 1,00 e leva 5 minutos. Assim fica complicado incentivar o turismo intermodal ! Ali nos despedimos do Grupo Jarraw, pois tinham outros compromissos agendados e não podiam mais dividir a tão simpática companhia conosco. Ao lado do terminal acontecia um “Bába” e fomos até para flagar Bugarin na barraquinha de cachorro-quente onde conhecemos o Sr.Célio Menezes, morador local e ex-candidato à vereador. Bastaram poucos minutos de conversa para descobrirmos algo semelhante à Valci: ele também anda por aí com carimbo e para não o esquecermos, educadamente carimbou-nos !Retornamos para o restaurante Boca de Galinha para nosso tão desejado e programado almoço. Na entrada fomos abordados por várias crianças que queriam ser fotografadas. Aí foi uma festa. Valci que o diga, pois a criançada o cercou para vários tipos de clicks e ângulos. Já dentro do salão, os encontros: Valdir, gerente da CEF da Justiça do Trabalho com seus filhos e esposa Silvana, (que prometeu aprender a pedalar para passear conosco) e também o Advogado Paulo Onety. Já sentados e acomodados numa mesa privilegiada com vista para a baía de todos os Santos, fomos recepcionados pelo Sr.Nilton, “o Boca”, proprietário do Boca de Galinha. Iniciamos nossa degustação com lambretas e peixe carapicu frito. Nesse momento, mais um ciclo-jabuti de agrega a nós, Guilherme Tude, que foi pedalando até a estação ferroviária da Calçada, embarcou no trem com sua bike desmontada e chegou a tempo para o almoço. Entre um bom papo literário e musical, pedimos a tão esperada muqueca de camarão ! As porções do Boca são bem generosas e nós cinco comemos muito bem. Até uma quentinha pra casa, Valci levou ... com o argumento de que era para sua amada Ró ... mas acho que era sua garantia de assalto à geladeira durante a madrugada ... rsrs.Nesse momento veio a filosófica frase de Tude: “Um lugar tão bom como esse, ... nem parece que estamos em Salvador.”Mas o almoço não terminou por aí. Saímos do Boca e descemos novamente para o terminal. Decidimos saborear uma sobremesa na sorveteria da Ribeira. Embarcamos no barco “Conquistador II” e seguimos para o outro lado em 5 minutos. 5 minutos de clicks fotográficos. Inclusive simulando a famosa cena do filme Titanic ! rsrs. Isso até aliviou a tensão de uma marinheira de primeira viagem, uma senhora que nunca havia passeado de barco e se divertiu conosco. A sorveteria da Ribeira estava cheia e após escolhermos nossos sabores, Tude faz uma produção artística na mesa, carimbando palhetinhas de sorvete com o endereço do Mural de Bugarim e do Bike&Book para fotografarmos (sinceramente, eu estou para conhecer um grupo de clientes mais caras-de-pau do que nós Jabutis Vagarosos ... hehe).No retorno, o grupo cresceu. Chegaram as filhas de Valci, Mariana e Luciana, que embarcaram conosco para o lado da Plataforma para também almoçar no Boca de Galinha. E Luciana já chegou nos fotografando !Ao retornarmos ao restaurante, mais ou menos 15 horas, a entrada estava tomada por novos clientes na fila de espera e algumas mesas já organizadas na rua atendendo á várias famílias que ali foram almoçar com sua famílias.Gostaríamos de retornar todos juntos de trem, mas a próxima partida era somente as 17 horas e, para também não deixarmos Buga sozinho por lá aguardando o trem, resolvemos voltar pedalando, mas Buga retornou de ônibus até a estação da calçada para pegar seu carro. George correu até o ponto final de ônibus e pediu ao motorista para que aguardasse Buga. Ele avisou-nos e dissemos ao Buga. Rápido Buga, o motorista está te esperando. E ele respondeu: eu sei e continuou andando calmamente. Me aproximei do ônibus, junto à george e disse ao motorista: o senhor poderia aguardar só alguns segundos, pois nosso amigo tem um problema no joelho e não deve correr. Ele sorriu e disse que tudo bem, sem problemas. Nesse momento Buga dá uma corridinha e George grita: “- Agora não corra não senão a gente vai passar por mentirosos” ... kkkkkEmbarcamos Buga e seguimos de Bike até a estação da Calçada para reencontrá-lo. Paramos lá preocupados e procurando por ele, quando olhamos para trás e ele já estava no carro de braços cruzados nos aguardando. Seguimos pedalando, com Buga no apoio, pelo Comércio, Ladeira da Montanha, Av.Carlos Gomes, Vitória, Barra e finalmente Ondina, onde encerramos mais um Jabuti, desta vez, transmodal !!!
Imagens na Galeria de Fotos ! Fotógrafos: Bugarin, Valci, Itana e Luciana

-"As fotos deste passeio estão no mugarldibugarin.com, em galeria de fotos."