quarta-feira, 23 de julho de 2008

CÁSSIO NOBRE E A ÚLTIMA PELE

Este trabalho foi selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2006 e pelo Edital de Seleção da Programação Cultural dos Centros Culturais do BNB em 2008, ambos com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o show será apresentado para o público soteropolitano no Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, n 3 , tel 71-3329-2418) nos dias 7 e 14 de agosto de 2008 às 20hs- ingressos à R$5,00.

A característica mais forte deste trabalho é a diversidade de expressões musicais, que reflete a busca por uma linguagem musical universal: uma troca de peles. Última Pele é um mosaico de sonoridades onde Cássio Nobre passeia, re-interpretando células rítmicas, linhas melódicas e estilos musicais, tocando instrumentos musicais variados como viola, guitarra, baixo fretless, alaúde árabe (ud), atabaques, zabumba, pandeiro e berimbau de arco.

No show instrumental Cássio Nobre e a Última Pele, Cássio dedica atenção especial às violas de 10 cordas - a "viola caipira brasileira" e a "viola machete" do Samba de Roda do Recôncavo Baiano - e à "guitarra baiana", procurando sempre extrair delas texturas sonoras as mais diversas. O show tem como músicos convidados, o baterista Emanuel Venâncio, e o pianista e acordeonista Saulo Gama e o baixista CH.

Cássio Nobre é também Etnomusicólogo com Mestrado na UFBA, onde desenvolve pesquisas sobre a música tradicional e popular brasileira. Sua criação musical tem influência direta de seu trabalho de pesquisa, de sua experiência como músico acompanhante de diversos artistas independentes em gravações e shows no Brasil e no exterior, de sua aproximação com as linguagens do Circo e da Dança e de experiências vividas por ele no Brasil, na África e na Europa.

Nenhum comentário: